O Japão lançou nesta terça-feira seu primeiro satélite de comunicação militar para ampliar a capacidade de banda larga de suas Forças de Autodefesa, no momento em que estas reforçam uma cadeia de ilhas que se estende pelo extremo sul do Mar do Leste da China.
Durante o governo do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, os militares estão operando mais além das ilhas que integram o país, que vem assumindo um papel maior na contenção das atividades militares crescentes dos chineses na região.
O satélite partiu do espaçoporto japonês de Tanegashima a bordo de um foguete H-IIA às 5h44 (horário de Brasília) e entrou em órbita com sucesso, disse o porta-voz da Mitsubishi Heavy Industries , que construiu o lançador.
O equipamento é um dos três assim chamados satélites banda X em planejamento, que irão quadruplicar a capacidade de banda larga, unificar uma rede de comunicações fragmentada e sobrecarregada e permitir comunicações em mais territórios.
Tóquio e Pequim estão envolvidos em uma disputa territorial no Mar do Leste da China por conta de um grupo de ilhas desabitadas conhecidas como Senkaku no Japão e Diaoyu na China. Os dois países também divergem a respeito da exploração de campos de gás em zonas econômicas reivindicadas por ambos.
O Japão, principal aliado dos Estados Unidos na Ásia, teme que um aumento recente nas atividades militares chinesas na área seja um sinal de que Pequim pretende ampliar sua influência militar a partir do vizinho Mar do Sul da China, visando a desafiar o predomínio marítimo dos EUA.
FONTE: Reuters
FOTO: Ilustrativa
Voltando ao foco da reportagem nós podemos ver a capacidade japonesa de lançamento de foguetes esses poderiam rapidamente se transformar em mísseis intercontinentais que atingiriam rapidamente a China ou Coréia do Norte , eu acho que em um futuro o Japão vai ter se virar só em sua defesa, capacidade não falta.
Carlos
Infelizmente tudo que você falou é a verdade . ficamos aqui nos gabando do carnaval da amazônia e com o infeliz pensamento de que os gringos sonham em roubar nossas riquesas nossa amazônia nosso “ouro” nossa posição privilegiada de Alcantara ..este é o folclore do integrismo , e já se passaram 100 anos deste folclore se difundiu por aqui de que somos privilegiados pela natureza e que por isso não precisamos fazer nada .. na verdade nos parecemos uma periguete que leva a vida de qualquer jeito e pensa que todos nos desejam
e que o mundo tem a obrigação de investir aqui sem nenhuma contrapartida .
Tenho verdadeira raiva e repulsa dessa cambada de hipócritas que vivem chamando os EUA de imperialistas…..isso sim é vira-latas da pior espécie!!! Vivem culpando os outros por tudo de errado que acontece ao seu miseråvel país! Esse é o problema do brasileiro em geral. Não faz nada de útil por sua pátria. Só culpa os outros por sua completa inépcia e falta de vontade. Os EUA e todos os outros países desenvolvidos são o que são graças a seu povo. E seus governantes são o resultado desse próprio povo. E o mesmo se aplica ao Brasil, só que no lado oposto da balança. Povo sem cultura, analfabetos funcionais ou semi-alfabetizados, que não pensa duas vezes antes de levar vantagem em tudo, mesmo que prejudique alguém, descumpridor de leis, corrupto e corruptor, sonegador de impostos, sem memória histórica e de nação. Povo acomodado, que se contenta com migalhas e não busca o desenvolvimento. Conhece muito bem seus direitos, mas não tem apego algum em cumprir seus deveres como cidadão. E todo brasileiro culpa “o governo” pot todas as mazelas e problemas do país, porém, se esquece que seus governantes são assim por única e exclusiva responsabilidade do próprio povo. Cada povo tem os governantes que merece! Enquanto colocarmos nos outros a culpa por tudo de ruim que nos acontece, nunca sairemos dessa situação patética em que nos encontramos.
Piada pronta:
Blindados sucatas, ferro-velhos enferrujados ao custo de upgrade absurdos. Mísseis Harpoon mas em um número reduzido devido a garantir o equilíbrio regional, ou seja, menos de 20 unidades sendo 4 de treinamento. Fora os seguidos boicotes e venda de equipamentos que não funcionam como os radares a MB.
“Sem os EUA nada funciona…”
Não é nem entreguismo, é viralatismo mesmo. A síndrome do ser colonizado, do escravo sempre à espera das ordens de seu senhor. Ah, e também o eterno medo do “fantasma vermelho”, o comunismo.
Boa tarde , trocar uma base promissora que so nao alcançou seu potencial operacional pq o tio sam nao quer ( pergunte aos ucranianos ) por uma duzia de harpoon um monte de latas velhas e fazer o pais funcionar ? Uau se isso nao e entreguismo ja nao sei de mais nada . Sds
Não tem nada de entreguismo, sem os EUA nada funciona, basta ver as excelentes compras de oportunidade, tanques, autopropulsados, veículos de comando, mísseis Harpoon e até aviões Sherpa para o EB, se esse pessoal que acha que existe entreguismo então não devíamos comprar mais nada dos EUA, mas são todos hipócritas, só no Brasil comunista vai à Disney todos os anos, na hora de viajar em vez de ir pra Pyongyong (não sei escrever o certo) prefere NY, Flórida, Paris, andam de Iphone e calças Levis, mas por que não vão pra Teerã? Albânia? Ora, bando de hipócritas, a Embraer só deslanchou graças à Boeing, as investigações da Lava-Jato só colheram frutos por que os EUA entraram na investigação e colocaram os ladrões vermelhos na parede, lá niguém brinca com a lei, aqui existem esses coitados que se dizem contra os americanos mas vão brincar na Flórida com os filhos; os EUA nos fornecem armas e até roupas desde a WWII, a base de Alcântara, com essa parceria, agora sim vai deslanchar, chega de roubalheiras, chega de parcerias fajutas, só tomamos na cabeça, malditos comunas, vão morar na CN!!!!!
E nosso VLS …
Enquanto aqui no BRASIL ,finalmente os ENTREGUISTAS estão no Caminho de entregar a Base de Alcantara aos EUA ,é uma Vergonha ,um Programa Espacial não temos ,o nosso Programa é entregarmos a Base de Alcantara ,seria melhor desativarmos a Base ,do que fazer esta Desgraça , FAB ,,IAE ,continuam Entreguistas desde 1954 ,Tmem Vergonha na Cara ,hoje mesmo o Governo atual informou que continuará a pagar o Bolsa Defeso para PESCADORES cumprirem a Lei ,sendo que 80% deles nunca pescaram na vida ,Coitado do Brasil deu Adeus ao Futuro em 1889 !!