Um Veículo Lançador de Satélites Polar Indiano (PSLV) lançou com sucesso o primeiro satélite de navegação da Índia.
O primeiro satélite do Sistema Indiano Regional de Navegação por Satélites (IRNSS) foi lançado com sucesso do local de lançamento em Sriharikota em 1 de Julho. O lançamento marca o 23º do PSLV, e o vôo orbital 39 para o programa espacial da Índia.
PSLV é um veículo lançador de quatro estágios, capaz de colocar até 3700 kg (8.200 lb) em órbita baixa da Terra. A constelação IRNSS é dirigida a uma órbita geoestacionária, de acordo com dados da Flightglobal Ascend.
A primeira parcela da constelação IRNSS, será composta por sete satélites, essa é a resposta da Índia para o EUA GPS, Galileo, da Europa e GLONASS da Rússia. Embora de grande utilidade para os civis, a demanda por serviços de localização precisa é impulsionada principalmente pelos utilizadores militares. Enquanto isso a China, rival geopolítico, está no meio da construção de sua própria constelação de navegação Beidou.
O SATÉLITE
O satélite foi desenvolvido a um custo de InR1, 600 crore (EUA 280 milhões dólares americanos), e servirá a dois propósitos:
- Disponibilizar serviços IRNSS ao público indiano, o que seria um sistema semelhante ao GPS, mas apenas para a Índia e
- Disponibilizar facilidade de vigilância para as Forças de Segurança.
Cada satélite IRNSS tem duas cargas: uma carga útil de navegação e CDMA carga que vão além com um laser retro-refletor. A carga gera sinais de navegação nas bandas L5 e S. A concepção do sistema de carga faz com que o IRNSS seja inter-operacional e compatível com o GPS e Galileo.
FONTE: Flight Global/MD Indiano
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval