O Instituto de Estudos Avançados (IEAv), do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), promoveu, entre os dias 03 e 07/02, em São José dos Campos (SP), um workshop dedicado ao projeto de Propulsão Hipersônica 14-X (PropHiper), iniciativa que visa a impulsionar o desenvolvimento de um veículo hipersônico para acesso ao espaço.
O evento reuniu servidores e colaboradores da Divisão de Aerotermodinâmica e Hipersônica (EAH), representantes das empresas Orbital e Mac Jee, além de alunos de pós-graduação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) cujas pesquisas estão diretamente relacionadas ao Projeto.
O workshop também teve o intuito de apresentar os avanços e desafios das várias linhas de pesquisa do PropHiper, como a experimental, a de simulações computacionais e os estudos envolvendo ciência dos materiais. O encontro promoveu a todos uma visão integrada do projeto, bem como possibilitou deliberar sobre melhores rotas para seu desenvolvimento.
O Diretor do IEAv, Coronel Aviador Charlon Goes Cunha, destacou aspectos importantes do workshop. “Esse tipo de evento é de suma importância para homogeneizar os conhecimentos e orientar os esforços e fundamentos técnicos dos nossos pesquisadores e indústria nacional para concretizar a ambição do voo hipersônico”, disse.
Em complemento, o Gerente do Projeto PropHiper 14-X, Tenente-Coronel Aviador Lucas Galembeck, ressaltou que o workshop teve como objetivo aumentar a sinergia entre pesquisadores, alunos e empresas envolvidas no projeto. “Isso permitirá que as ferramentas, metodologias e soluções aplicáveis ao veículo hipersônico brasileiro possam ser utilizadas de maneira otimizada, para lidar com os desafios técnicos e a corrida contra o tempo para a obtenção dessa nova tecnologia”, destacou.
A troca de conhecimentos e a interação entre os Institutos, a indústria nacional e o setor governamental reforçaram a importância da colaboração multidisciplinar para o avanço das tecnologias hipersônicas no Brasil. O workshop permitiu, ainda, um alinhamento entre as equipes, o refinamento das diretrizes do projeto e um planejamento mais robusto para os desafios futuros.
Por meio de iniciativas como o PropHiper, o país se posiciona na vanguarda da pesquisa e do desenvolvimento de veículos hipersônicos, promovendo avanços significativos no setor aeroespacial e de defesa.
FONTE: FAB
Brasil é tão lento que essa tecnologia vai ficar obsoleta quando estiver pronta.
O mundo já está há anos luz de nós.
Já possuem produtos prontos e voando.
Enquanto isso a FAB fica de “palestrinha”.
Quando haverá outro voo do 14X?
Uma coisa a FAB fez de correto, entregar e solicitar a iniciativa privada o desenvolvimento do foguete.
Ficaram anos tentando fazer foguete e não conseguiram, agora garanto que teremos um veículo lançador.