Governo prepara criptografia para e-mails e telefones
O governo iniciou operação sigilosa de instalação de tecnologia nacional para criptografar e-mails e telefones da presidente Dilma e dos 39 ministros. Os principais assessores de pelo menos 30 ministros foram reunidos dia 14 de agosto no Anexo do Planalto pelo Gabinete de Segurança Institucional – antes da revelação de que a cúpula era monitorada pelos americanos. Técnicos da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) apresentaram os dois produtos, o Criptogov e o Segov, para blindar as informações.
Paternidade
O Criptogov é um drive desenvolvido pela Abin que será instalado nos
computadores e usados para comunicação segura de e-mails entre a presidente e ministros.
Modo de segurança
O Segov é tecnologia de criptografia entre aparelhos
especiais de telefones que serão instalados nos gabinetes. O Itamaraty já os usa para
comunicação com as embaixadas.
Hora da blindagem
Ministros ficaram animados! Relatam que a Abin trabalhava há meses na criação dos softwares e os aperfeiçoava, quando surgiu o escândalo da NSA e do monitoramento.
Codifica essa
A equação é simples: com e-mails e telefones criptografados, a NSA pode até fazer novas arapongagens, mas só ouvirá ruído ou lerá códigos. Terá de quebrar cabeça.
FONTE: Coluna Esplanada – Jornal de Brasília
Criptogov e Segov… ?!?!?… Espero que o final “gov” seja uma referência à “governamental”, e não a algum software de criptografia de origem russa… Pois aí seria apenas uma questão de preferência (des)governamental de se permitir espionar pelas agências de inteligência do governo russo, ao invés das agências do governo “yankee”… hehehehe!… É claro, que Isso foi apenas uma piada minha pra demonstrar a minha avaliação pessoal quanto ao grau de seriedade e competência das políticas (ou, ausência delas) do nosso (des)governo voltadas para questões de Segurança e Defesa Nacional… E, HAJA FÉ E REZA FORTE PARA NOS PROTEGER DE POSSÍVEIS AMEAÇAS TRANSNACIONAIS!… 😉
Prezado,
Concordo plenamente com você, soluções americanas e israelenses são as piores pois os famoso Backdoors ja vem mascarados no sistemas. Israel faz parte dos “cinco olhos” da NSA americana junto com Nova Zelandia, Australis e Canada. Tudo o que vem desses paises tem aval da NSA. Creio que soluções Alemãs, Russas e Ucranianas são as melhores
Qualquer criptografia gerada internamente ( e ainda mais pelo serviço de inteligência nacional) será mais seguro do que os sistemas criptográficos importados (especialmente os do EUA), pois todos podem vir com backdoors. Os do EUA, certeza que 100% deles vem com portas dos fundos…
Gostaria que houvesse um serviço de web mail criptografado nacional, para uso dos cidadãos comuns, parece que o Correio estava analisando a possibilidade. Espero que se realize, eu seria um usuário com certeza!
Quem não deve não teme . Por mim que a NSA , CIA e até o Papai Noel saibam tudo do meu email ou telefone.
Vindo dos ABINlolados ha! ha! ha! prefiro acreditar em saci-perere!
Eu tbm , e coloco a firme existência da mula sem cabeça na parada.