Determinada a tornar-se a primeira astronauta brasileira, a paranaense Andressa Costa Ojeda, de 20 anos, já se prepara há 3 anos nos EUA.
Ela se mudou para o país que mais forma astronautas por meio de intercâmbio, o que permitiu com que acumulasse até aqui uma grande experiência na área espacial, como campeonatos de robótica, aulas de astronomia, programação, estágio com astrofísicos renomados, pesquisas de CubeSats, entre outras atividades curriculares.
Cursa atualmente Engenharia Aeroespacial na conceituada Embry-Riddle Aeronautical University (que já graduou 11 astronautas), onde trabalha em projetos de foguetes e satélites, pesquisas científicas e robótica espacial. Além disso, já realizou vários treinamentos para astronauta na NASA.
Uma inspiração para mais garotas no STEAM (em inglês Science, Technology, Engineering, Arts, Mathematics), Andressa ainda tem uma extensa trajetória pela frente, mas está no caminho certo para concretizar seu sonho.
A Agência Espacial Brasileira (AEB) deseja sucesso a Andressa Ojeda e acredita em seu potencial. Continue estudando e se qualificando para ser a nossa futura representante no espaço!
FONTE: AEB
NOTA DO EDITOR: Parabéns à Andressa e ficamos na torcida para que se torne a nossa primeira astronauta. 👩🏻🚀🇧🇷
Tomará que algum dia ela volte ao Brasil e possa trabalhar na EAB ou ITA e compartilhar seu conhecimento com novos Brasileiros aqui
Parabéns Andressa, estamos orgulhosos de você.