Em um diálogo exclusivo com a revista ACE (Aerospace Central Europe), Luís Colus, CEO da LHColus, desvenda o caminho visionário que impulsionou um outrora modesto escritório de engenharia a se tornar um farol de inovação dentro da indústria aeroespacial global.
Fundada em 2008, a LHColus superou suas raízes brasileiras para emergir como um formidável player no ramo aeronáutico, mesclando tecnologia de ponta com um profundo comprometimento com qualidade e sustentabilidade. Esta entrevista oferece um vislumbre raro na mentalidade estratégica que impulsiona a expansão da LHColus, seus projetos pioneiros e o espírito colaborativo que fomenta seus avanços inovadores.
Pergunta: Desde sua fundação em 2008, a LHColus emergiu como uma força formidável dentro da indústria aeronáutica. Poderia compartilhar a visão que impulsionou a criação da empresa e como ela continua a guiar suas operações hoje?
No coração de nossa fundação estava um sonho ousado: apresentar ao mercado soluções completas e abrangentes.
Esse sonho envolvia fornecer serviços de engenharia para desenvolver e qualificar um sistema aeronáutico e garantir o fornecimento desses componentes desenvolvidos durante todo o ciclo de vida de um programa. A materialização desse sonho se deu através de nossa colaboração no Programa Embraer KC-390, que ressoou perfeitamente com nossa ambição estratégica de nutrir parcerias de longo prazo com nossa clientela. Esse empreendimento lançou as bases para mais sucessos, levando a colaborações frutíferas com parceiros estimados como a Avibras, Azul Linhas Aéreas, Gol Linhas Aéreas Inteligentes, Aeris Energy e vários clientes da aviação geral.
A evolução de um competente escritório de engenharia para uma empresa visionária com três décadas de produção no horizonte representa um salto significativo. Significa uma transformação, não apenas em escopo, mas na essência da própria LHColus – passando de engajamentos de projetos limitados para um futuro cheio de promessas e inovação contínua. Essa jornada da concepção à realização sublinha a crença profunda no poder dos sonhos. É um testemunho do espírito indomável que pulsa nas veias da LHColus, encarnando a resiliência e a paixão que impulsionam a inovação brasileira. Nossos sonhos, ambiciosos e audaciosos, não apenas nos guiaram, mas também se tornaram um farol, iluminando o caminho para alcançar o extraordinário.
Pergunta: Como uma empresa totalmente brasileira, a LHColus aproveita o talento e os recursos locais em seus projetos, e quais benefícios você acredita que isso traz para suas parcerias internacionais?
Na LHColus, nosso patrimônio brasileiro não é apenas um motivo de orgulho; é uma vantagem estratégica que aproveitamos ao máximo. O Brasil, com seu rico legado de mais de meio século em excelência aeroespacial, principalmente através dos esforços pioneiros da Embraer, cultivou um ecossistema repleto de profissionais altamente talentosos e educados. As faculdades técnicas e universidades do país são renomadas por seus currículos rigorosos, produzindo graduados que não são apenas habilidosos, mas também inovadores prontos para enfrentar os desafios do campo aeroespacial. Esse reservatório de talentos é uma pedra angular de nossas operações, permitindo-nos infundir nossos projetos com expertise sem paralelo e soluções inovadoras. Além disso, a robusta indústria aeroespacial doméstica do Brasil serve como um terreno fértil para experiência e engenhosidade, enriquecendo ainda mais nossa capacidade de entregar valor excepcional em nosso empreendimento.
O cenário econômico do Brasil, caracterizada por um custo de vida e de trabalho mais baixos em comparação a muitas nações desenvolvidas, apresenta uma vantagem estratégica. Essa disparidade nos permite oferecer aos nossos parceiros internacionais serviços de alta qualidade a preços mais competitivos, sem comprometer a excelência ou a inovação. É um cenário em que todos ganham: nossos parceiros desfrutam de economias significativas em despesas operacionais e margens de lucro aumentadas, enquanto nos orgulhamos de entregar qualidade superior e valor agregado. No mercado global de terceirização, o Brasil se destaca por seu setor jovem e competitivo, oferecendo serviços de qualidade com preços mais competitivos que os de mercados mais saturados, sem sacrificar a competência ou os resultados. A relação custo-benefício da engenharia brasileira, que é significativamente mais baixa do que nos Estados Unidos e em outros países desenvolvidos, é um testemunho de nossa capacidade de oferecer soluções aeroespaciais de classe mundial que são acessíveis e de tecnologia de ponta.
Na LHColus, acreditamos que nossas raízes profundas na rica tradição aeroespacial do Brasil e nossa capacidade de aproveitar o talento local e as vantagens econômicas não apenas nos distinguem no cenário internacional, mas também fortalecem nossas parcerias em todo o mundo. É um reflexo de nosso compromisso com a excelência, a inovação e o valor duradouro da engenhosidade brasileira no setor aeroespacial.
Pergunta: O programa Embraer KC-390 é um dos seus projetos notáveis. Poderia nos contar mais sobre o papel da LHColus neste programa e o impacto que ele teve no crescimento da empresa?
Nossa participação no programa Embraer KC-390 sublinha a profundidade e amplitude das capacidades da LHColus e nosso impacto profundo no setor aeroespacial. A fase inicial do projeto nos incumbiu do desenvolvimento de assentos de tropas e macas para o KC-390, incorporando um conjunto abrangente de componentes de interface como postes, vigas, ganchos e correias de instalação desses itens. Essa inovação de design possibilita a reconfiguração rápida da cabine da aeronave, transitando sem problemas entre o transporte de tropas e missões de evacuação médica sem a necessidade de ferramentas especializadas. Este projeto emblemático marcou o início de uma parceria significativa e duradoura com a Embraer, catalisando uma era de avanço tecnológico substancial e expansão da infraestrutura na LHColus.
Nosso compromisso com esta parceria promoveu um crescimento notável em nossos recursos tecnológicos, ferramentas de engenharia e competências gerais, pavimentando o caminho para uma série de colaborações subsequentes com a Embraer. Entre esses projetos seguintes estava a criação de uma robusta barreira de carga, conhecida como “Buffer Stop Assembly”, projetada para suportar uma carga frontal máxima de impressionantes 53 toneladas. Além disso, fomos encarregados do desenvolvimento de um rack eletrônico denominado Caixa de Distribuição de Reconfiguração. Nossa contribuição mais recente envolveu o projeto e a fabricação de tubos de combustível para o sistema de reabastecimento em voo, conectando tanques de combustível auxiliares de fuselagem aos tanques de asa. Apresentando um design de parede dupla pioneiro, esses tubos oferecem redundância para mitigar possíveis vazamentos de combustível e acomodar movimentos significativos do tanque durante cenários de aterrissagem severa. Essas contribuições para o programa KC-390 refletem a essência de nossa parceria com a Embraer, destacando o compromisso inabalável da LHColus com a inovação, segurança e confiabilidade. O contrato de exclusividade para o fornecimento desses componentes, estendendo-se até a entrega da última aeronave da série e abrangendo mais de duas décadas seguintes de fornecimento de peças de reposição e serviços de reparo, simboliza uma conquista marcante para a LHColus. Ele não apenas destaca nosso papel integral no sucesso do programa KC-390, mas também acentua nossa trajetória de crescimento, reforçando nossa estatura como líder na indústria aeroespacial, impulsionada por uma busca incansável por excelência e inovação. A qualidade é um princípio fundamental do compromisso da LHColus, como destacado pela nossa certificação ISO 9001:2015.
Pergunta: Poderia elaborar sobre como esse foco na qualidade distingue a LHColus no competitivo setor de serviços e tecnologia aeroespacial?
Certamente, aderir aos rigorosos requisitos de qualidade de nossos clientes é crucial em nossa indústria. Para sublinhar esse compromisso, a LHColus estabeleceu uma divisão dedicada para enfrentar os desafios de controle de qualidade. Manter a certificação ISO 9001:2015 enfatiza nosso comprometimento em manter altos padrões de qualidade, o que nos diferencia no competitivo campo aeroespacial. A LHColus é especializada em manutenção, reparos e revisão de diversos aviões, componentes e sistemas a bordo. Nosso compromisso inabalável com a qualidade não apenas tranquiliza nossos clientes, mas também constrói confiança, cimentando nossa reputação como um parceiro confiável no setor aeroespacial. Além da certificação ISO 9001:2015, a LHColus possui várias outras aprovações de qualidade, como o Certificado de Organização de Produção (COP), conforme requisitos da Parte 21 e o Certificado de Organização de Manutenção (COM), conforme Parte 145 da Autoridade de Aeronavegabilidade Brasileira (ANAC), bem como a aprovação de qualidade para atender ao padrão APQP4WIND para fornecimento à indústria de energia eólica. Essas aprovações destacam ainda mais a importância que damos ao cumprimento dos sistemas de qualidade estabelecidos. Na LHColus, operamos sob o princípio de que “sempre devemos estar preparados para a visita inesperada de um auditor”. Essa filosofia garante que a qualidade de nossos produtos e serviços seja consistentemente mantida nos mais altos padrões.
Pergunta: Com um amplo espectro de serviços, incluindo modificações de aeronaves e sistemas de aerolevantamento, poderia descrever o processo de inovação na LHColus e como ele garante que os produtos finais estejam alinhados com os requisitos dinâmicos de seus clientes?
Nossa abordagem para a inovação, particularmente exemplificada pelo nosso projeto de modificação de aeronaves mais complexo, a conversão de carga da família ERJ-190/195 para uma configuração de carga “Classe F” conforme especificado pela FAR 25.857, mostra nosso compromisso em atender às necessidades evolutivas de nossos clientes. Este design de mudança rápida utiliza de forma engenhosa os trilhos de assentos de passageiros para fixar 16 redes de carga, complementadas por tecido à prova de fogo e um sistema avançado de detecção de incêndio que utiliza câmeras infravermelhas para a detecção precoce de fontes de calor, superando os tradicionais detectores de fumaça em eficiência e custo-benefício. Essa solução pioneira, atualmente em processo de pedido de patente tanto no Brasil como nos USA, marca sua estreia na indústria com essa aplicação específica. O desenvolvimento deste sistema foi um esforço colaborativo com a equipe de engenharia de nosso cliente inicial, a Azul Linhas Aéreas, garantindo que a solução atendesse precisamente às suas necessidades. Com mais de 20.000 horas de voo acumuladas em oito aeronaves modificadas, algumas das quais foram reconvertidas de forma transparente para configurações de passageiros dentro de dois a três dias, essa inovação se destaca como um testemunho de nosso processo de inovação adaptativo e focado no cliente.
Esses esforços estão em processo de patenteamento, tanto no Brasil quanto nos EUA, sublinhando nosso compromisso com a inovação e a proteção de nossas soluções únicas, garantindo que elas atendam às necessidades específicas e evolutivas de nossos clientes.
Pergunta: A aeronáutica é uma indústria caracterizada pela necessidade contínua de adaptação e aprendizado. Como a LHColus mantém sua vantagem competitiva em acompanhar as tendências da indústria e você poderia compartilhar insights sobre alguns dos avanços inovadores em que sua equipe está trabalhando?
“Aprender” não é apenas um conceito na LHColus; é um pilar de nossa cultura corporativa. Com mais de 38 anos de experiência em engenharia aeronáutica e títulos avançados de instituições prestigiosas como a graduação na EESC-USP e o mestrado no ITA, me vejo constantemente na curva de aprendizado, abraçando novos desafios que contribuem para os esforços de nossas equipes multidisciplinares. Essa busca incansável por conhecimento garante que estamos sempre na vanguarda, inovando e redefinindo o que é possível na aeronáutica.
Um exemplo primordial de nosso compromisso em permanecer na liderança foi nossa participação na Conferência Internacional de Pesquisa em Segurança contra Incêndios e Segurança de Cabine da FAA, onde não apenas compartilhamos insights de um de nossos projetos bem-sucedidos, mas também tivemos a oportunidade de aprender sobre avanços globais em segurança contra incêndios e pesquisa de segurança de cabine. Essa experiência sublinha nossa dedicação à melhoria contínua e à inovação. Olhando para o futuro, a LHColus está entusiasmada com vários projetos promissores e parcerias.
Estamos ativamente buscando oportunidades com o EVE-100 da Embraer, o inovador eVTOL 100% elétrico, antecipando nossa seleção para contribuir para este projeto pioneiro. Além disso, um dos principais fornecedores globais de produtos e serviços aeronáuticos demonstrou grande interesse em nosso kit de conversão de carga, contemplando sua distribuição mundial e sua adaptação para outros modelos de aeronaves como o A320 e o B737. Essa potencial parceria poderia significativamente aumentar nosso alcance de mercado e nos permitir oferecer soluções de conversão de carga custo-efetivas em escala global. Adicionalmente, a LHColus está expandindo sua presença internacional, visando aglomerados aeroespaciais nos Estados Unidos e na Europa, marcando um movimento estratégico para cimentar nossa presença nos principais mercados globais. Essas iniciativas representam apenas uma fração dos desenvolvimentos emocionantes na LHColus, à medida que continuamos a expandir os limites da engenharia aeronáutica e da inovação.
Pergunta: À medida que a LHColus avança para novos mercados, como os EUA e a Europa, estamos ansiosos para saber mais sobre as estratégias que vocês empregam para se adaptar e prosperar. Poderia detalhar sua abordagem?
Nossa estratégia de expansão aproveita nossa vasta experiência e expertise nos setores de aviação civil e militar, com o objetivo de oferecer serviços superiores dentro dos clusters aeroespaciais dos EUA e da Europa. Essas regiões são conhecidas por abrigar algumas das maiores e mais sofisticadas empresas e organizações aeroespaciais do mundo. O objetivo da LHColus é se estabelecer como um parceiro competitivo e confiável dentro desses clusters, contribuindo com nossas soluções inovadoras e capacidades para a indústria aeroespacial mundial.
Pergunta: Dada a crescente ênfase na sustentabilidade dentro do setor aeroespacial, como a LHColus está avançando práticas ambientalmente amigáveis em suas operações e processos de fabricação?
Diante do futuro, a LHColus está profundamente comprometida em enfrentar os desafios ambientais e reduzir a pegada ecológica da aviação. Abraçar a sustentabilidade envolve focar na eficiência de combustível, explorar combustíveis alternativos, empregar materiais leves, aprimorar os esforços de reciclagem, executar operações de redução de ruído, engajar-se em compensação de carbono e aderir aos padrões de emissões governamentais e internacionais para fomentar práticas sustentáveis. Essas medidas são fundamentais para garantir um futuro sustentável e responsável para a aviação, alinhando-se aos esforços globais para mitigar o impacto ambiental. A LHColus orgulha-se de manter operações que impactam minimamente o ambiente. Nossos processos de fabricação envolvem principalmente metal, com todos os resíduos sendo totalmente reciclados, demonstrando nosso compromisso com a sustentabilidade. Nos casos em que a produção de peças de materiais compostos é mais poluente, terceirizamos para empresas especializadas e equipadas com as instalações necessárias de tratamento de resíduos para lidar com esses materiais de maneira responsável. Essa abordagem sublinha nosso compromisso com a gestão ambiental enquanto mantemos nosso foco em inovação e qualidade na indústria aeroespacial.
Por fim, a colaboração frequentemente age como um catalisador para a inovação.
Pergunta: Você poderia compartilhar como a LHColus incentiva uma cultura de colaboração internamente e com partes interessadas externas para avançar a tecnologia aeroespacial?
Na indústria aeroespacial, a colaboração é comparável a uma parceria complexa e dinâmica, reunindo uma multitude de partes interessadas para alcançar marcos revolucionários em engenharia e exploração. Na LHColus, engajamos em parcerias de P&D com empresas líderes do setor aeroespacial, instituições acadêmicas e órgãos de pesquisa para buscar o pioneirismo em novos materiais, sistemas de propulsão, aviônicos e avanços em segurança. Nossa colaboração se estende a agências governamentais, que frequentemente apoiam e participam de nossos projetos de pesquisa, sublinhando a importância dos esforços conjuntos na progressão tecnológica. Nossas colaborações em design e engenharia são particularmente notáveis com grandes fabricantes de aeronaves, como Boeing, Airbus e Embraer. Essas parcerias envolvem equipes multifuncionais focadas em vários aspectos, incluindo aerodinâmica, integridade estrutural, aviônicos, integração de sistemas e modelagem de simulação. Colaborações na cadeia de suprimentos também desempenham um papel crucial, onde trabalhamos ao lado de fornecedores Tier 1 e apoiamos fornecedores Tier 2 e Tier 3, fomentando um ecossistema de inovação e expertise. Processos de testes e certificação nos veem trabalhando de perto com órgãos reguladores para garantir que nossos produtos atendam aos mais altos padrões de segurança e desempenho. Nossos processos de fabricação e montagem incorporam colaboração global, orientados pelos princípios de manufatura enxuta para aumentar a eficiência e qualidade. Na manutenção e suporte, nossas parcerias com companhias aéreas, prestadores de manutenção e OEMs garantem que as aeronaves permaneçam operacionais e confiáveis. A colaboração na aeroespacial exige um equilíbrio delicado de expertise, confiança e objetivos compartilhados. Seja projetando uma nova aeronave, lançando um satélite ou explorando planetas distantes, é o trabalho em equipe que nos impulsiona a novas alturas e um pouco mais além.
Pergunta: Você poderia detalhar seu processo de P&D, particularmente como os projetos são selecionados e os recursos alocados para inovação?
A LHColus integra estrategicamente oportunidades para contribuir com nossos projetos, criando um legado para empreendimentos futuros. Essa abordagem reflete-se em diversas atividades, como a aquisição de novos equipamentos, participação em eventos técnicos ou educacionais, ou o aprimoramento das capacidades da nossa equipe técnica através do engajamento de consultores especializados. Esse método provou ser eficaz, permitindo-nos alavancar resultados de desenvolvimentos anteriores para demonstrar nossa competência e garantir novos projetos. Além disso, a LHColus estabeleceu uma forte reputação de inovação e qualidade no mercado brasileiro por meio de parcerias com importantes atores da indústria, como Embraer, Avibras, Mectron, Bradar e Novaercraft. Uma colaboração notável foi com a Azul Linhas Aéreas Brasileiras para desenvolver a primeira aeronave de carga Classe F do mundo baseada na plataforma Embraer ERJ-190/-195, um projeto que introduziu várias soluções de engenharia inovadoras, incluindo detecção de fonte de calor baseada em câmera infravermelha, que provavelmente será amplamente adotada no futuro em mercados locais e internacionais, cobrindo uma ampla gama de setores, desde engenharia e aviônicos até logística e exploração espacial. O cluster facilita várias iniciativas, incluindo treinamento, internacionalização, captação de recursos e inovação tecnológica, fomentando ainda mais o desenvolvimento empresarial e missões comerciais. Esse cenário vibrante e competitivo garante que a LHColus permaneça alinhada com as tendências e tecnologias globais, assegurando um futuro promissor para o setor aeroespacial.
Ao concluirmos nosso diálogo envolvente com Luís Colus, nós da ACE Magazine lembramos da experiência única e enriquecedora que foi mergulhar na narrativa da LHColus. Esta empreitada nos permitiu, mais uma vez, cruzar os limites geográficos que normalmente delimitam nossas explorações, reconectando-nos com a vibrante paisagem aeroespacial do Brasil, uma região que tivemos o prazer de explorar em colaborações passadas com gigantes da indústria como a Embraer.
A LHColus, embora seja uma entidade menor comparada ao gigante que é a Embraer, destaca-se como um farol de inovação, resiliência e ambição, refletindo o espírito pioneiro que define o setor aeroespacial brasileiro. Sua jornada de uma startup local para um representante influente no palco global sublinha o rico tecido de talento e inovação que o Brasil traz para o mundo da aeroespacial. É um privilégio compartilhar a história da LHColus, que, assim como nossa parceria com a Embraer, destaca as extraordinárias contribuições das empresas brasileiras para a aeronáutica global e inovação. A paixão, engenhosidade e abordagem voltada para o futuro da equipe da LHColus, liderada por Luís Colus, não apenas nos inspiram, mas também amplificam nossa antecipação para o que o futuro reserva. Conforme continuamos a acompanhar o progresso da LHColus ao lado de nosso envolvimento contínuo com líderes aeroespaciais como a Embraer, permanecemos comprometidos em mostrar a natureza diversa e dinâmica da inovação aeroespacial, unindo continentes e culturas em nossa busca para destacar as histórias mais envolventes do setor.
Entrevistado e editado por: Kateřina Urbanová
Crédito da foto: Marília Rossi
Se eu entendi direito, partindo do humilde serviço de assentos de tropas e macas no KC-390 a empresa LHColus se embrenhou profundamente no conceito da aeronave de ser multi-missão do EMBRAER KC-390 e ter seus sistemas e estruturas PREPARADOS para conversão rápida da aeronave retirando partes não mais necessárias e instalando RAPIDAMENTE as novas partes e peças necessárias a nova configuração de missão.
Com o conceito em MENTE a parceria com a Azul foi um achado, onde eles expandiram o conceito para a tradicional equação do transporte aéreo CIVIL que é a aeronave é de passageiros ou de carga. Com a bem sucedida obtenção de um primeiro sistema de conversão e reconversão do ERJ E-190/195 da Azul eles na esteira da PANDEMIA DE COVID-19 podem subverter TODA A INDÚSTRIA AEROESPACIAL MUNDIAL.
A própria EMBRAER já se adiantou e a conversão F para os EJETS da família E2 já foi anunciada.
O que me DIZ que a empresa a partir de agora pode vender DE ORIGEM suas aeronaves E-190 E2 já com o KIT de conversão da LHCOLUS podendo o operador optar qual da modalidade irá operar a aeronave.
A parceria com a Liebherr nos EUA coloca a possibilidade incrível de desenvolver a mesma solução de conversão rápida para as aeronaves AIRBUS e Boeing…
Aí o céu não é mais limite…
Só penso que NESTE MOMENTO, principalmente para a fragilizada Boeing será uma péssima notícia onde no primeiro momento a demanda de compra de aeronaves de carga e empresas de conversão de aeronaves para carga verão seus mercados tenderem a LIMITE DE ZERO.
Pois há ainda sobra de aeronaves no mercado e a tendência é de que ela aumente ainda mais com a perspectiva de “mudança geracional” da aviação pela chegada de aeronaves de novo patamar, uso de combustíveis SAF e novas tecnologias de propulsão que liberarão as frotas mais antigas.
Com a Liebherr e a LHColus disponibilizando esta solução de Quick Convertion/Reconvertion F tanto para as aeronaves EMBRAER, Boeing e AIRBUS ela PRATICAMENTE dominará o mercado MUNDIAL com uma solução PRONTA para ou operadores de flexibilidade de frota, que tanto beneficiará as GRANDES OPERADORAS que já trabalham nos dois ramos, como também abrirá a POSSIBILIDADE de que empresas menores que só trabalham com passageiros ou só trabalham no modal de carga aérea POSSAM SE ARRISCAR a operar na outra modalidade sem um grande comprometimento de CAPITAL na aquisição de novas aeronaves…
TRADICIONALMENTE o mercado de aeronaves de carga é muito menor do que o aeronaves de passageiros pois o número de CLIENTES de carga é muito menor e as empresas de carga aérea são MUITO dependentes dos grandes clientes de logística (ou eles mesmos se tornam empresas de logística por isso).
O que indica que a disponibilização desta conversão tornará o mercado de carga na aviação TENDA a ficar ainda mais COMPETITIVO com os novos pequenos concorrentes.
MUITO BOM PARA O MERCADO MUNDIAL DE AVIAÇÃO, mas para as empresas fabricantes de aeronaves nem tanto…. KKK!!!