Em cerimônia presidida pelo Comandante de Operações Navais, Almirante-de-Esquadra Gilberto Max Roffé Hirschfeld, no dia 31 de janeiro, assumiu a Direção do Centro de Guerra Eletrônica da Marinha, (CGEM), o Capitão-de-Mar-e-Guerra Ken Williams Schonfelder.
Localizado nas proximidades do píer nº 3 da Base Naval do Rio de Janeiro, o CGEM foi ativado, em 28 de julho de 2011, e tem como propósito contribuir para elevar a capacidade de Guerra Eletrônica da Marinha.
Nesse período de existência, sob o lema “Inovar para Vencer”, participou de comissões operativas a bordo dos meios da Esquadra com o Grupo Embarcado do CGEM (GECGEM). Na Conferência RIO + 20, assessorou o planejamento das operações conjuntas “Atlântico III” e “Amazônia 2012”, quando conduziu, de forma pioneira, um exercício de Guerra Eletrônica na faixa de comunicações para o Corpo de Fuzileiros Navais utilizando o Sistema de Simulação e Treinamento Tático e o Sistema de Simulação Tática e Treinamento, do Centro de Adestramento Almirante Marques de Leão. Iniciou o desenvolvimento do Sistema de Informações de Guerra Eletrônica na faixa de Comunicações, assumiu as atividades de Organizações Militares Orientadoras Técnicas, de análise de imagens e organizou o III Encontro de Guerra Eletrônica de Defesa.
FONTE: Nomar
NOTA do EDITOR: Agradecemos a Sra. Lôa Willians, que gentilmente nos cedeu a foto da cerimônia.