A Airbus e o VDL Group assinaram um acordo de parceria para o desenvolvimento e fabricação de um terminal de comunicação a laser para aeronaves, conhecido como UltraAir.
Com base no desenvolvimento liderado pela Airbus e pela Organização Holandesa para Pesquisa Científica Aplicada (TNO), as duas empresas prepararão agora uma demonstração de um protótipo e um primeiro teste de voo em 2024.
A partir de 2024, a Airbus e a VDL Group, um fornecedor industrial holandês de alta tecnologia, irão industrializar ainda mais o protótipo para torná-lo pronto para integração com uma aeronave hospedeira. A VDL traz design para produção para a parceria e fabricará sistemas críticos. Um teste de voo deste protótipo está planejado para ocorrer em 2025 em uma aeronave.
O UltraAir permitirá a troca de grandes quantidades de dados usando feixes de laser em uma rede de estações terrestres e satélites, em órbita geoestacionária a 36.000 km acima da Terra. Com tecnologia incomparável, incluindo um sistema mecatrônico óptico altamente estável e preciso, este terminal a laser abrirá caminho para taxas de transmissão de dados que podem atingir vários gigabits por segundo, ao mesmo tempo em que fornece anti-interferência e baixa probabilidade de interceptação.
Dessa forma, o UltraAir permitirá que aeronaves militares e VANT (Veículos Aéreos Não Tripulados) se conectem em uma nuvem de combate de vários domínios, graças a constelações de satélites baseadas em laser, como o SpaceDataHighway da Airbus.
Este é um marco importante no roteiro da estratégia geral da Airbus para impulsionar ainda mais as comunicações a laser, o que trará os benefícios dessa tecnologia como um diferencial importante para fornecer colaboração de combate em vários domínios, tanto para clientes governamentais quanto de defesa. A longo prazo, o UltraAir também pode ser implementado em aeronaves comerciais para permitir que os passageiros das companhias aéreas estabeleçam conexões de dados de alta velocidade.
Consideradas a solução para o tráfego de dados na era quântica, as tecnologias de comunicação a laser são a próxima revolução nas comunicações por satélite (satcom). A medida que a demanda por largura de banda de satélite está crescendo, as bandas de radiofrequência de satcom tradicionais estão enfrentando gargalos.
A comunicação a laser traz 1.000 vezes mais dados, 10 vezes mais rápido que a rede atual. Os links de laser também têm a vantagem de evitar interferência e detecção, em comparação com frequências de rádio já lotadas, eles são extremamente difíceis de interceptar devido a um feixe muito mais estreito. Assim, os terminais de laser podem ser mais leves, consumir menos energia e oferecer segurança ainda melhor do que o rádio.
Cofinanciado pela Airbus e VDL Group, o projeto UltraAir também é apoiado pelo programa ESA ScyLight (Secure and Laser Communication Technology) e pelo programa “NxtGen Hightech”, como parte do Dutch Growth Fund, liderado pela TNO e um grande grupo de empresas holandesas.