Tóquio, 16 de outubro de 2024 – A Airbus UpNext, uma subsidiária de propriedade integral da Airbus, e a Toshiba Energy Systems & Solutions Corporation (Toshiba), o braço energético do Toshiba Group, cooperará e mutualizará a experiência em tecnologias de supercondutor para futuras aeronaves de hidrogênio.
Na busca para descarbonizar a indústria da aviação, as aeronaves movidas a hidrogênio são uma das soluções promissoras para alcançar emissões líquidas zero até 2050. As tecnologias de supercondutor oferecem uma vantagem única para essas aeronaves, usando hidrogênio líquido a -253°C como combustível, mas também para resfriar com eficiência os sistemas de propulsão elétrica. A tecnologia criogênica pode permitir uma transmissão de energia quase não imaculada dentro dos sistemas elétricos da aeronave, melhorando significativamente sua eficiência e desempenho energéticos.
“A parceria com a Toshiba apresenta uma oportunidade única de ultrapassar as limitações dos motores elétricos parciais e convencionais de hoje. Por meio dessa colaboração, pretendemos fornecer uma tecnologia inovadora que possa desbloquear novas possibilidades de design, em particular para as futuras aeronaves movidas a hidrogênio da Airbus. Essa parceria representa uma etapa natural e essencial para avançar a tecnologia motora supercondutora para atender às necessidades da indústria aeroespacial”, disse Grzegorz Ombach, vice-presidente sênior da Airbus e chefe de P&T disruptiva.
“A experiência da Toshiba em tecnologia supercondutora para alto fluxo de corrente, tecnologia de acionamento de motor para controle de corrente e tecnologia avançada de máquinas rotativas para operação estável e de alta velocidade, forma uma base forte para essa parceria. Nós dois reconhecemos o tremendo potencial de tecnologias supercondutoras na formação do futuro da aeronave e impulsionando a descarbonização do setor de aviação. Estamos confiantes de que nossa colaboração com a Airbus desempenhará um papel fundamental no avanço das tecnologias de próxima geração para o setor aeroespacial”, disse Tsutomu Takeuchi, diretor corporativo da Toshiba, responsável pelos negócios de sistemas de energia e diretor da Toshiba Energy Systems & Solutions Corporation.
Os parceiros pretendem co-desenvolver um motor supercondutor de dois megawatts
O acordo foi assinado em Tóquio, por ocasião do Japan Aaeroespacial 2024, pelo Dr. Grzegorz Ombach, vice-presidente sênior da Airbus e chefe de P&T disruptiva, e Tsutomu Takeuchi, diretor corporativo da Toshiba, responsável pelos negócios de sistemas de energia e diretor da Toshiba Energy Systems & Solutions Corporation. A eles se juntaram Ludovic Ybanez, a Airbus Chefe da Tecnologia de Demonstrador de Crioprop e Criogenics, Airbus UpNext e Kensuke Suzuki, chefe de novas tecnologias, divisão de sistemas de energia, Toshiba Energy Systems & Solutions Corporation.
Nos últimos 10 anos, a Airbus fez esforços para deriscar tecnologias supercondutoras. Recentemente, a Airbus UpNext lançou o Cryoprop, um demonstrador para testar um sistema de propulsão elétrica de supercondução de dois megawatts. A Toshiba tem conduzido pesquisas e desenvolvimento de aplicações de tecnologia supercondutora há quase meio século e lançou seus próprios protótipos de motores de supercondutividade de dois megawatts para aplicações de mobilidade em junho de 2022.
A Airbus Tech Hub do Japão foi anunciada em maio de 2024. Esta iniciativa foi projetada para desenvolver parcerias no país para promover pesquisas, tecnologia e inovação em aeroespacial e forçar limites para se preparar para a próxima geração de aeronaves. A parceria entre Toshiba e Airbus é a primeira conquista dessa ambição no Japão.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN