Sat[eliteAs Forças Armadas da Alemanha, a Bundeswehr, concederam à Airbus o contrato principal SATCOMBw 3 para o sistema de satélite militar seguro de próxima geração, que inclui satélites geoestacionários, bem como segmento terrestre, lançamento e operação por 15 anos, que deverão ser implantados antes do final da década e o valor do contrato ascende a 2,1 mil milhões de euros.
Michael Schoellhorn, CEO da Airbus Defence and Space, disse que “Após o sucesso do programa SATCOMBw Stage 2, que entregamos desde 2009, este último contrato reforça nossa parceria estratégica com a Bundeswehr, proporcionando uma segurança milsatcom bastante aprimorada, capacidade preparada para o futuro na década de 2040. Numa altura em que as democracias ocidentais são desafiadas e onde o ecossistema espacial institucional europeu está em dificuldades, estamos entusiasmados e gratos por desenvolver e construir este sistema de ponta. Parcerias de longo prazo são cruciais para garantir a soberania, capacidade essenciais e proteger as nossas Forças Armadas num ambiente geopolítico cada vez mais instável.”
O contrato cobre o projeto, integração, teste e entrega em órbita de dois novos satélites militares de telecomunicações GEO construídos pela Airbus, que são os satélites de comunicações sucessores do COMSATBw 1B e 2B. Inclui também a modernização do segmento terrestre existente para operar os novos satélites, bem como serviços operacionais por 15 anos, com possibilidade de prorrogação.
A nova geração de satélites Airbus é baseada na plataforma Eurostar Neo e pesará cerca de 6 toneladas. Terão amplas capacidades para acompanhar as rápidas mudanças na digitalização e o volume cada vez maior de transferência de dados necessária. Eles também contarão com as mais recentes tecnologias de ponta.
Um elemento-chave do contrato global é uma cadeia de valor alemã aprofundada, envolvendo parceiros como a OHB, sediada em Bremen, e inúmeras empresas alemãs de menor dimensão. Os elementos centrais, incluindo a orientação e integração das cargas avançadas, os painéis solares e a operação geral, serão provenientes da Alemanha.
O sistema de comunicações por satélite da Bundeswehr (SATCOMBw) é indispensável para comunicações e serviços de informação autonomos e independentes. Garante o comando global e a capacidade de informação das forças armadas alemãs, tais como contingentes operacionais e forças especiais. O projecto SATCOMBw 3 também visa garantir que os compromissos da Organização do Tratado do Atlântico Norte da OTAN nesta área continuarão a ser cumpridos no futuro. Com o SATCOMBw 3, a Bundeswehr está respondendo às crescentes necessidades dos usuários.
FONTE: Airbus