Por Renan Dantas
A Embraer sofreu um ataque cibernético nos seus sistemas de tecnologia da informação no último dia 25 de novembro, mostra fato relevante divulgado nesta segunda-feira (30). Segundo a empresa, o ataque indisponibilizou o acesso a apenas um ambiente de arquivos.
“Em razão do ocorrido, imediatamente a companhia iniciou os procedimentos de investigação e resposta ao evento, bem como procedeu proativamente ao isolamento de alguns de seus sistemas para proteção do ambiente, acarretando impacto temporário em algumas operações”, disse no comunicado.
Ainda segundo a Embraer, a companhia continua a operar com o uso de alguns sistemas em regime de contingência, sem impactos relevantes sobre suas atividades.
“A Embraer está empreendendo todos os seus esforços para investigar as circunstâncias do ataque, avaliar se existem impactos sobre seus negócios e terceiros, e determinar as medidas a serem tomadas”, informou.
Abaixo o comunicado da empresa:
FONTE: Money Times
primeiro, acho natural que a Embraer seja alvo de ataques, pois é um importante player mundial em sua categoria.
segundo, a Embraer é sócia da Kryptus, logo tem capacidade de se proteger e até investigar o ataque.
terceiros, a Embraer possui negócios de defesa com o estado Brasileiro, logo isso deveria ser investigado pela policia federal. Eu sou da área, e existe milhões de moleques que se acham os entendidos em sistemas e a única coisa que fazem e ser pegos pelos seus crimes. O único ataque que realmente é perigoso sob todas as óticas são aqueles feitos por agencias de governos, esses sim, você não acha a origem. Mas confio no pessoal da Embraer para resolver essas vulnerabilidades em seus sistemas.