ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança), representada por seu Diretor de Projetos, Coronel Antonio Ribeiro, prestigiou a cerimônia de passagem de comando do 8º Distrito Naval da Marinha do Brasil, na tarde desta segunda-feira (24), em São Paulo (SP). O Vice-Almirante Guilherme da Silva Costa passou o cargo para o Vice-Almirante Marco Antonio Ismael Trovão de Oliveira.
A solenidade, realizada na sede daquele tradicional comando da Marinha, foi presidida pelo Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar. Participaram da cerimônia oficiais das três Forças Armadas e representantes dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, das esferas Federal, Estaduais e Municipais, além de membros da sociedade civil.
O Vice-Almirante Guilherme da Silva Costa agradeceu o apoio recebido durante todo o tempo em que esteve no cargo, que assumiu em dezembro de 2021. Suas realizações ao longo deste período foram destacadas pelo presidente da solenidade.
O Vice-Almirante Trovão agradeceu a presença de todos e falou sobre o orgulho e desafios de assumir o novo cargo. Ele também destacou e agradeceu a correção, transparência e profissionalismo com que o Vice-Almirante Guilherme da Silva Costa conduziu os trabalhos durante sua permanência à frente do Comando do 8º Distrito Naval, que abrange os estados de São Paulo e Paraná.
A ABIMDE deseja ao novo Comandante do 8DN sucesso frente aos novos desafios e parabeniza o Vice-Almirante Guilherme da Silva Costa pelo trabalho realizado no distrito.
Conheça o novo Comandante
O Vice-Almirante Trovão nasceu em Mandaguari (PR), em 27 de fevereiro de 1968, e ingressou na Escola Naval em 1989, quando foi declarado aspirante. Em 1992 foi promovido a Segundo-Tenente e obteve especialização em eletrônica avançada para oficiais.
Ao longo de sua carreira militar, ocupou diversos cargos de comando, como o Navio Patrulha “Guarujá”, Navio Patrulha Fluvial “Amapá”, a Capitania dos Portos do Espírito Santo e a Adidância Naval na Indonésia.
No posto de Capitão de Mar e Guerra, exerceu as funções de Chefe do Estado-Maior do Comando do 5º Distrito Naval com jurisdição sobre a região sul do país. Em 2018, foi promovido a Contra-Almirante, sendo designado, no Estado-Maior da Armada, ao cargo de Chefe de Estratégia, seguido de Chefe de Orçamento e Plano Diretor. Em 2022 foi promovido a Vice-Almirante e assumiu o relevante cargo de Diretor de Sistemas de Armas da Marinha e agora assumiu a desafiadora missão de comandante do 8º Distrito Naval.
FONTE: Rossi Comunicação