No último dia 10 de agosto de 2023, o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo e Telemática do Rio de Janeiro (DTCEATM-RJ) celebrou seus 25 anos de um legado de dedicação e perseverança, construído desde a ativação do Destacamento de Proteção ao Voo e Telemática do Rio de Janeiro (o DPVTM-RJ) em 10 de agosto de 1998, por meio da Portaria n° 509/GM3.
A cerimônia teve a ilustre presença do Major-Brigadeiro do Ar Marcio Bruno Bonotto, Vice-Diretor do DECEA, tendo sido recebido pelo Maj Eng Israel Cordeiro dos Santos Rocha, cmt. do DTCEATM-RJ.
Na ocasião, foram entregues medalhas por tempo de serviço pelo MB do Ar Bonotto aos agraciados: Suboficial Especialista em Eletrônica Adriano da Silva Maciel, Suboficial Especialista em Eletricidade Alessandro Baptista de Souza, Suboficial Especialista em Eletricidade Marcelo Vieira Soares Braga e Segundo Sargento Especialista em Sistemas de Informação Monique Sabbad Dos Santos de Souza.
Os destaques padrão do destacamento, Segundo Sargento Especialista em Sistemas de Informação Sandro Lima da Silva Chaves, Soldado de Segunda Classe Lucas Ruis Pereira Civil e o Funcionário CTCEA Leonardo da Silva Rocha, também foram homenageados e receberam cumprimentos e certificados do Cmt do DTCEATM-RJ, Maj Eng Israel.
Em seu discurso, o Maj Eng Israel Cordeiro dos Santos Rocha homenageou àqueles que, com dedicação e perseverança construíram um grande legado, superando inúmeros desafios, como o incêndio ocorrido em 13 de fevereiro de 1998 no aeroporto Santos Dumont.
Sobre esse episódio, o Maj Israel proferiu em seu discurso:
“O incêndio começou por volta de 1h30 da manhã e às 9h da manhã, a equipe liderada pelo então Tenente-Coronel Anselmo Duarte Ferreira, o primeiro comandante do então DPVTM, já havia restabelecido a rede de telecomunicações, a energia elétrica e toda estrutura operacional já estava normalizada.
Sobre a atuação de sua equipe, o Cel Duarte me escreveu:
Naquele momento, eu tive a absoluta certeza que tinha junto a mim, um grupo capaz de superar qualquer desafio. Foram quatro anos de muito trabalho e de uma constante troca de conhecimentos, em que, com toda certeza, posso afirmar nunca aprendi tanto. Naquela época, os que participaram de toda essa caminhada e os que foram incorporados durante o transcorrer desses quatro anos sob meu comando, fizeram parte de um seleto grupo de homens e profissionais que dignificam o trabalho da Força Aérea.
Esse é o espirito da equipe de telemática do DECEA, que ao longo desses 25 anos deixou uma “marca indelével em nossa história e lançaram os alicerces sobre os quais repousa o êxito do DTCEATM”.
O cmt do DTCEATM-RJ também destacou que:
“Atualmente, o destacamento é responsável por toda infraestrutura de telecomunicações e de TI do Complexo Santos Dumont (CSD) e detém 90 profissionais militares e civis nas áreas de redes de computadores, helpdesk, elétrica, climatização e telefonia analógica e VOIP, sendo 2 engenheiros de computação, 2 elétricos e 2 engenheiros de telecomunicações para gerenciar e manter 2 salas seguras com 550 máquinas virtuais, 2 salas técnicas (SATEC-TM e sala SIGMA) e 5 Casas de Força, além de uma subestação de manobra e medição, 7 geradores, 4 retificadoras e 6 UPS para manterem os sistemas críticos funcionando 24×7.
Além da infraestrutura elétrica, de climatização, de redes e de servidores, o DTCEATM é responsável pelos desktops, notebooks e materiais de consumo de TI, outsourcing de impressão e pela telefonia VOIP, RACAM, TF3, TF4, SISCOMIS e RTCAER do CSD.
Em 2023, seguindo boas práticas ágeis, foi implantado o Scrum Board no DTCEATM e de fev. a jul. do corrente ano já foram resolvidos 600 cartões com tarefas como:
- Virtualização do ambiente de homologação do CRONOS
- Energização da subestação do rancho do III COMAR
- Migração de domínio SIGMA
- Diagnósticos de indisponibilidades do SIGMA e CRONOS
- Mitigação da obsolescência de hardware do CRONOS
- Monitoramento do CRONOS
- Business Inteligence
- Transição para novos contratos de telefonia móvel, helpdesk e Microsol
- Atualização de segurança do Palo Alto
- Miniaturização do bastidor do 5º andar do prédio do DECEA
- Implantação do segundo anel ótico
- Elaboração de 9 PAG e 6 adesões a Atas de Registro de Preços
- Dentre outros
Além de 330 manutenções só na infraestrutura de elétrica, de climatização e testes de carga de gerador. Ademais, o atendimento helpdesk resolveu, em média, 430 chamados SAU por mês.”
“As realizações alcançadas em todos esses anos pelo DTCEATM-RJ atestam a dedicação incansável de suas equipes e de suas lideranças,” acrescentou o Cmt do Destacamento.
O MB do Ar Bonotto enalteceu, em seu discurso, o valor da medalha por tempo de serviço e reconheceu a importância do TM, que infelizmente só é lembrado quando algo não funciona bem.
A presença do Vice-Diretor do DECEA foi uma grande honra e suas palavras sinceras e objetivas encorajaram o TM a continuar a superar cada desafio, trilhando sua grande trajetória que tem sido escrita por grandes líderes e grandes liderados.
“Somos gratos a Deus e às equipes do DTCEATM-RJ de ontem e de hoje. Somos gratos ao Subdepartamento Técnico do DECEA (SDTE) e ao Parque de Material Eletrônico da Aeronáutica do RJ (PAME-RJ) pelas diretrizes e firmes orientações. Somos gratos pelo apoio do Diretor-Geral e ao Vice-Diretor do DECEA, do III COMAR, Gabinete do DECEA, SAAC, CAE, GAP-RJ e das inúmeras empresas que, da limpeza à manutenção das salas segura, colaboram para a consecução das inúmeras responsabilidades do DTCEATM” – complementou o Cmt do DTCEATM-RJ.