Foi realizado, em 10 de junho, o voo de aceitação final e entrega pela empresa Leonardo UK Ltd. à Marinha do Brasil da ANV N-4003.
Nessa ocasião, o Setor do Material, por intermédio da Diretoria de Aeronáutica da Marinha, retornou a aeronave, agora modernizada, para o Comando da Força Aeronaval.
O Primeiro Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (EsqdHA-1) passa a dispor de quatro aeronaves WildLynx.
Futuramente serão recebidos mais quatro helicópteros, quando passará a operar com o inventário final de oito helicópteros Super Lynx MK21B.
Excelente esclarecimento, sr. Wiltgen. Então é por isto que este padrão de pintura, em quase todas as versões do Seahawk fabricadas nos EUA, exceto para a USCG, é o mesmo em todas as Marinhas que os operam.Talvez outra exceção sejam os SH-60J Seahawk, utilizados pela Marinha Japonesa e fabricados no Japão, pela Mitsubishi.
Sr. Wiltgen, algum motivo para esta não padronização ?
Koprowski,
Tem sim. Em 2011, conversando com o Chefe do Grupo de Fiscalização e Recebimento dos Helicópteros Multi Emprego, ele me explicou que devido aos inúmeros acessórios oriundos de outros fornecedores, todos padronizados nesse tom de cinza, como as pá do rotor principal até os cabides de armamento, caso mantivéssemos a tonalidade cinza mais escuro, a nossa aeronave ficaria sem uniformidade da pintura, por isso também utilizamos o tom mais claro. Mesmo padrão utilizado na USN, Espanha, Austrália, Dinamarca, Tailândia, Japão…
Espero um dia ver nossos SH-16 SEAHAWK pintados com este tom de cinza, padrão da Aviação Naval Brasileira atual.
Koprowski,
Não vai ver…