A Fragata Type 23, HMS Lancaster (F 229), suspendeu da Base Naval de Portsmouth, no sábado 21 de Março, para nove meses de patrulha de rotina no Atlântico Sul. Esse é o primeiro navio da Marinha Real a embarcar operacionalmente com o novo helicóptero Wildcat HMA2.
O Wildcat é a última geração do helicóptero multi-missão Lynx para a Royal Navy. Ele se parece muito com o seu antecessor, possuindo muitas das suas características marcantes, mas o salto tecnológico é a maior diferença entre eles.
Os motores e sistema de rotor de cauda são consideravelmente mais poderosos e o cockpit, está muito mais avançado, contando com instrumentos no estado-da-arte e sistemas de comunicação Hi-tech, entre outros diversos equipamentos que a nova aeronave incorporou.
Extremamente versátil, o Wildcat é projetado para uma variedade de missões, como Guerra Antissuperfície (ASuW) e Antissubmarino (ASW), de proteção do navio, evacuação, reconhecimento de campo de batalha e emprego geral.
O Comandante da Lancaster, Commander Peter Laughton, disse: “Em muitos aspectos, é um deployment inovador para a Royal Navy, pois estamos operando com novos recursos e equipamentos pela primeira vez. O novo helicóptero Wildcat do navio é o estado-da-arte e se tornará a aeronave naval primária da Royal Navy.
Substituindo na região o destróier Type 45, HMS Dragon, deve navegar aproximadamente 30.000 milhas náuticas e visitar 18 portos de diferentes países.
FONTE e FOTOS: RN e MoD
LEIA MAIS SOBRE O WILDCAT:
Wildcat: A nova geração do Super Lynx
Piloto brasileiro de Super Lynx voa no Wildcat
Marcos…..a marinha ja fechou contrato c westland para UP de motor e cockpit das aeronaves Linx super…acho q sao 9 no total. A primeira q servira para estas modificacoes e certificacao devera ser pronta ate o fim do ano 2016….as demais….so Deus sabe…rsrsrs a depender dos cortes de orcamento na forca….enfim……vamos ver qto tempo duram estas UP…..se forem iguais as do P3 da Fab (tempo)…..vixeeeeee…..rsrsrsrs
Quem sabe… Um belo e forte substituto aos nossos Linces. Mas me parece que a opção é outra, não sei se ainda se inclinam por ela. Abraços!!
Marcos, nao tem outra opcao, o q realmente aconteceu eh q a marinha optou por um UP dos linces existentes….senao me engano de 9 celulas, para troca de motores identicos aos da nova classe wildcat, bem como glass cockipt…..+ reforco estrutural…..este contrato ja foi celebrado e ja deve ter sido enviado para a westland uma aeronave p Inicio de modificacoes e certificacao posterior……a base eh de uma ou duas aeronaves por ano a partir de 2016-17 e isso se nao houverem novos cortes do orcamento da forca. Sds