Por Guilherme Wiltgen
O Westland Wasp é um pequeno helicóptero antissubmarino projetado para operar embarcado e movido a turbina.
Produzido pela empresa Britânica Westland Helicopters, ele se originou do programa Saunders-Roe P.531, do Westland Scout do Exército Britânico, e é baseado no Saunders-Roe Skeeter.
O Wasp cumpriu as exigências da Royal Navy para um helicóptero de pequeno porte capaz de pousar no convoo de uma fragata e transportar dois torpedos.
O primeiro voo dos dois Wasp de pré-produção ocorreu em 28 de outubro de 1962. Foram produzidos 98 helicópteros para a RN.
O Wasp foi exportado para o Brasil, Holanda, Indonésia, Malásia, Nova Zelândia e África do Sul.
No total, foram produzidos 133 helicópteros.
O Wasp na Marinha do Brasil
A Aviação Naval brasileira operou o Wasp de 1965 a 1990, onde recebeu as designações UH-2 e UH-2A, sendo carinhosamente conhecido como “ABELHA”.
O Wasp foi operado pelo 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1), tendo contribuido para o sucesso das primeiras Operações Antárticas embarcado no NPo Barão de Teffé (H 42).
No dia 14 de janeiro de 1983, o UH-2A Wasp N-7040 realizou o primeiro pouso na Antártica.
Na Esquadra, o Wasp era a aeronave orgânica dos Contratorpedeiros da Classe Marcílio Dias (Gearing FRAM I) e Classe Sergipe (Allen M. Sumner FRAM II).
O primeiro pouso do Wasp a bordo dos contratorpedeiros ocorreu em 18 de abril de 1975 no CT Mariz e Barros (D 26).
Hoje existem três Wasp preservados no Brasil, sendo dois na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (entrada do HU-1 e Museu da Aviação Naval) e um no Museu Aeroespacial.
Uma curiosidade: o Esquilo tem capacidade para guerra antissubmarina?