O Major Fredrik Susskind é um piloto de testes do caça Gripen/FMV. Ele também é um piloto que realiza os voos de traslado do Gripen para a Real Força Aérea da Tailândia, a última em setembro.
Gripenblog pediu a Fredrik que falasse um pouco sobre os voos de longo curso.
GBlog – Como você se preparou para o voo de traslado?
Fredrik – O planejamento começou logo após a última entrega em abril deste ano. Fomos apoiados pela SwAF que nos ajudaram em todas as partes durante a fase de planejamento.
Foi este o seu primeiro voo de traslado?
Pessoalmente, este foi o segundo voo de traslado para a Tailândia. Três dos cinco pilotos já haviam participado de voos de traslado para a Tailândia.
Por quanto tempo você pode voar em cada perna? Você traz algum equipamento especial ou rações com você no cockpit, para as diferentes partes do voo de traslado?
As pernas variaram entre 1 hora 15 minutos até 2h e 40 minutos. A coisa mais desafiadora durante esta fase é o clima (tempestades), calor e possível desidratação. Precisamos beber muito liquido, a fim de manter o foco. Depois de fechar o canopy a temperatura sobe muito e você realmente precisa do ar condicionado que o APU fornece.
Descreva a experiência de voo do Gripen com tantas paradas em países com o clima variando durante o translado até aterrissar no Wing 7 na Tailândia. E fale sobre qualquer qualidade específica do Gripen que você gostaria de destacar em um voo como este?
Voando por todo o mundo, atravessando grandes desertos e vastos oceanos realmente faz você se sentir pequeno e você deve contar com o A/C para executar. O Gripen tem se mostrado muito confiável, que é o que você procura como piloto.
Como foi a recepção após a chegada ao Wing 7? Qual é o próximo voo de traslado depois deste?
Infelizmente, foram adiadas por um dia, mas ainda assim, a recepção na Tailândia foi maravilhosa. De volta a Suécia, estamos preparando uma campanha de teste na Itália, uma em Vidsel e ao lado desse processo com os testes finais do próximo OFP, Bloco 3, a serem desdobradas com os clientes da SAAB/FMV no início do próximo ano.
(OFP = Programa de voo operacional, o software no Gripen)
FONTE E FOTOS: Gripen Blog
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval