Por Guilherme Wiltgen
Foi no dia 28 de setembro de 1973, quando uma aeronave foi trazida e demostrada para a Marinha do Brasil, na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA).
Nesta foto, uma reprodução feita a partir da foto original que compõe o acervo do Museu da Aviação Naval, localizado na BAeNSPA, mostra o Harrier na final para pouso a bordo do saudoso NAeL Minas Gerais (A-11).
O Harrier matrícula G-VTOL decolou da Base Aérea de Santa Cruz em direção ao “Minas”, seguindo posteriormente para a BAeNSPA.
Infelizmente, nesta época, cabia a MB operar apenas helicópteros.
NOTA do EDITOR: Se quiser saber mais informações sobre o Museu da Aviação Naval e visitação, clique AQUI.
Será que ainda há interesse do Brasil em montar um grupo com umas 6 aeronaves ainda utilizando o harrier, e seu sistema de pouso e decolagem vertical?? seria isso útil a nossa marinha, seria vantajoso ou melhor tirar isso da cabeça???
Gabriel,
O Harrier é uma aeronave que esta entrando em desuso…
Poderia realmente trazer certas vantagens operacionais, tais como poder operar do convés de LHDs e até mesmo navios LPDs, dependendo da situação ( embora creio que decolar na vertical o deixasse com seu raio operacional comprometido por causa do consumo de combustível, que certamente é mais elevado… ). Contudo, seu desempenho hoje já poderia ser considerado insuficiente para os novos cenários que se apresentam…
Se o Brasil tiver interesse em uma aeronave V/STOL como o Harrier, a opção para o futuro próximo é o F-35B, cujo desempenho é muito próximo do de uma aeronave baseada em terra…
Melhor tirar isso da cabeça. Aparelho caro, e a tradição da MB sempre foi com catapultas, e agora com o Gripen na FAB, vamos esperar pra ver que caminho a MB toma pra asa fixa.
Comentário enviado pelo amigo Ivan Plavetz: ” Permitam-me um adendo. Esse Harrier matricula G-VTOL, o qual era na época o demonstrador da Hawker Siddeley fez uma turnê pela America Latina em setembro de 1973. Manejado pelo famoso piloto de provas John Farley, esse avião realizou memoráveis displays aéreos durante o I Salão Aeroespacial Brasileiro, em São José dos Campos. Entre 25 e 28 de setembro daquele ano, foram realizadas algumas manobras a bordo do Minas Gerais e um voo entre São Pedro da Aldeia e o navio aeródromo.”
A Base Naval em São Pedro da Aldeia é muito bonita, fica na região dos Lagos. Quem puder, vá no mês de agosto quando acontece o aniversário da base. Lá o espaço é amplo e dá pra tocar nas aeronaves e tirar foto sem restrição de cordas.
Henrique,
Retificando a sua informação, em agosto acontece o aniversário da Aviação Naval. Neste dia, a Base não é aberta ao público, pois é uma cerimônia militar com presença do MD e do Almirantado. Em maio sim, é comemorado o aniversário da Macega e que, nos últimos anos, tem realizado o “Portões Abertos”, com amplo acesso do público.
FA