Por Guilherme Wiltgen
Assim como ocorreram nas chegadas anteriores do Gripen, um forte esquema de segurança foi montado pela Força Aérea Brasileira (FAB) para escoltar o F-39E Gripen FAB4107 pelas ruas de Navegantes, entre o terminal portuário e o Aeroporto.
O caça vai permanecer no Aeroporto de Navegantes enquanto os técnicos da Saab vão fazer a sua prontificação para voo.
Ainda não temos a informação da data do voo para a Base Aérea de Anápolis (BAAN) mas, acreditamos que seja na quinta-feira (14) ou mais tardar na sexta-feira (15) pela manhã, tendo em vista que a cerimônia de Passagem de Comando do GDA será nesse mesmo dia.
Vídeo: Canal Leandro LS
Impressão minha ou o radome desse Gripen 4107 não está no mesmo padrão (mais curvado para baixo) dos últimos Gripens entregues?!
Nunca vou entender por que estes aviões não vêm viando para o Brasil. O transporte deles por navio deve ser caríssimo. Só em seguro devem cobrar uma montanha de dinheiro. O risco de um acidente com uma aeronave dessas sendo içada em navios, de se desprender e cair, bater contra paredes, ou até virar numa situação de mar agitado é mil vezes maior do que a de um avião sobrevoar o atlântico.
Caro Fernando posso estar enganado mas acredito que a responsabilidade pela entrega no destino final deva ser da Saab, pelo menos o bom senso e o “juízo” indicam que essa seria a forma correta e segura para o comprador.
Enquanto o avião não sofrer o desembaraço aduaneiro é uma mercadoria como outra qualquer. É pelo mesmo motivo que automóveis não vêm rodando da fábrica até a concessionária. A mercadoria tem seguro. Se sofrer danos, quem responde é o transportador. De mais a mais, por que o avião viria voando e sofrendo desgaste antes mesmo de ser entregue ao adquirente?
Nesse ritmo em 2032 se conclui o primeiro lote…
Uma vergonha essa Saab , nem conta Gotas é assim ,
Empresa Barrela 👎👎👎
Prezado leitor, primeiro apure porque só veio 1 aeronave, depois critique. O teclado permite mas a verdade não.
Aproveitando, por qual motivo chegou apenas um ?
Temos que tentar descobrir.
Bom dia amigo Guilherme a FAB vai ter que fazer alteração nas asas dos seus Gripen?
Abs
Obrigado
Vai atualizá-las como o modelo sueco fez.
Sim Fabio, todos os Gripen E brasileiros serão alterados.
Abs,