Um caça Su-30 Flanker da Venezuela interceptou de forma agressiva um EP-3 Orion dos Estados Unidos a uma distância insegura no espaço aéreo internacional sobre o Mar do Caribe em 19 de julho, ameaçando a tripulação e a aeronave.
A aeronave EP-3, voando em uma missão no espaço aéreo internacional aprovado, foi abordada de maneira pouco profissional pelo Su-30, que decolou de um aeródromo a 320 quilômetros a leste de Caracas. Os EUA conduzem rotineiramente missões de detecção e monitoramento reconhecidas em âmbito multinacional na região, a fim de garantir a segurança de nossos cidadãos e de nossos parceiros. (Liberado pelo Comando Sul dos EUA).
O avião norte-americano não invadiu o espaço venezuelano.
Os venezuelanos enviaram sua principal arma para intimidar o frágil avião de reconhecimento.
Com isso, os norte-anericanos levantaram todos os dados da defesa venezuelana, como capacidade de radar, tempo de resposta e outros, que foram todos gravados e analisados. Caíram feito patinhos.
Pelas imagens não dá pra verificar absolutamente nada de agressivo na interceptação. Ianques como sempre se pondo de vitima. É logico que 80% da mídia vai dizer que eram águas internacionais e que o P3 tava ali em missão humanitária…
Outra coisa; como deve ser uma interceptação?
Pena que um site ESPECIALIZADO em defesa tenha reproduzido qual papagaio a nota americana.
Ser sequer uma nota do Editor…
Caro Padilha VOCÊ SABE de dezenas de outros vídeos de interceptação aéreas que ESTA interceptação Venezuelana está LONGE de ser classificada como agressiva.
Reproduzir simplesmente os termos alegados, desconsiderando o vídeo apresentado, a situação de ingerência americana na Venezuela desde JANEIRO e o FATO da aeronave espiã estar em “voando em uma missão no espaço aéreo internacional aprovado” segundo os critérios dos americanos mas dentro do espaço aéreo nacional segundo o critério dos Venezuelanos.
Um site especializado TEM de considerar a CAPACIDADE DE INTRUSÃO dos sensores de uma aeronave deste TIPO.
Dar vasão a esta VELHA versão HIPÓCRITA que este tipo de voo é um mero exercício de Liberdade de Trânsito segundo as Leis Internacionais é um desserviço que a mídia tradicional já provê…
EM PROFUSÃO…
Trafegar no limite das leis internacionais, na interpretação ainda mais restritiva e invasiva que os EUA SE PERMITEM, ainda assim desrespeita-los e com todos os sensores LIGADOS perscrutando mais de centenas de quilômetros dentro do território nacional fronteiriço é um exercício de HIPOCRISIA diplomático-militar que SEMPRE se garante só na situação EUA-ocidental nas fronteiras da Rússia, China, Irã, Coréia do Norte e agora a Venezuela…
Os EUA exigem LIBERDADE TOTAL aos seus meios militares meio metro além da fronteira internacional de QUALQUER OUTRO PAÍS…
E dizem que é um direito legítimo e não agressivo porque eles são os MOCINHOS…
A pena que ninguém tem ânimo de sequer contradizer este discurso velho e mofado da Guerra Fria…
Queria ver os adjetivos e advérbios numa matéria numa ação inversa….
Gilberto, vou entender que você na sua raiva pelo artigo saiu usando verborragias sobre o nosso site. Você acompanha o DAN há bastante tempo para saber que trazemos as notícias como são publicadas, portanto sua critica é infundada e não a levarei em consideração.
Quanto a nota do editor que você queria que eu fizesse, quero lhe informar que eu as faço quando é de minha vontade e não porque você quer. O DAN justamente deixa o espaço para comentários, para que os leitores desejem expressar suas opiniões e não questionar o porque o dono do site não as fez. Faça as suas considerações e não questione mais as minhas decisões, porque as mesmas não são de sua conta.
Gilberto,
Ratificando o que o Padilha já escreveu, o DAN é uma das mídias especializadas mais confiáveis e, por isso, somos referência. Prezamos pela seriedade com que nós dois editores tratamos as informações, se quer ler qualquer coisa, pode acessar os velhos sites caça cliques…
O pássaro voou……mas sem os dentes. Talvez para não mostrar sua assinatura no radar quando estiver armado.
Mas fica a duvida. Quem de fato estava pilotando o passaro? Russos ou Venezuelanos?
O próximo passo é novamente utilizar um P-3 e quando o SU-30 aparecer ao lado do P-3 surge do nada dois F/A-18, o SU-30 volta para a sua base correndo e logo depois Maduro diz e pronunciamento a TV e rádio diz que a Venezuela abateu 03 aeronaves Imperialistas que invadiram o espaço aéreo venezuelano.
Como se os F18 fossem melhores que um su30. Não, não são.
Que se danem os venezuelanos.
maldita tu madre
Quando a Venezuela estava com dinheiro, todos tinham respeito por eles, agora gozam, mas isso é um grande sinal de fraqueza, mas não me surpreende. Em crise ou sem crise, haja respeito por o povo da Venezuela, que o merece.
Baseado na análise de um renomado jornalista do setor militar é legítima a presença militar venezuelana para interceptar o avião americano. Devemos ter cuidado com propagandas que sempre tendem a fornecer sempre os mesmos personagens como bonzinhos e outros malvados. Ser contra ditaduras não justifica apoiar espionagem contra esse país – desde que as circunstâncias realmente exijam: onde o país espionado ameaçou previamente o espião. Se é legítimo, e portanto justo, que os venezuelanos defendam sua soberania nada mais adequado que ajam como tal. E se fosse o contrário?
Teve um almirante que disse que se defende um país da área internacional para a nacional e não de dentro para fora.
Há uma confusão, talvez intencional, entre o comunicado oficial venezuelano e as noticias do Sputnik e do Estadão. Os venezuelanos informaram que o EP-3 invadiu sua “região de informações de voo” (sigla internacional FIR). Acontece que FIR não é igual a espaço aéreo nacional. Espaço Aéreo nacional é aquele que cobre o território nacional e o mar territorial (12 MN no caso). O Brasil, por exemplo, é responsável pela FIR Atlântico, que vai até próximo à costa africana, onde a responsabilidade passa para a FIR Dakkar, do Senegal. Nem de longe é Espaço Aé reo nacional. FIR é somente uma região onde as aeronaves que quiserem ser monitoradas, por questão de segurança de voo, receberão informações sobre o tráfego aéreo na região e sugestões de altitude e proa para evitar acidentes. Além de apoio SAR. Aeronaves civis, cujos países de matrícula aderiram à convenção da ICAO, são obrigadas a se identificarem. Aeronaves militares não. Portanto, independente se a aeronave americana estava ou não provocando, as venezuelanas, adimitidamente, provocaram os americanos. Em resposta ou não.
Aeronaves estadunidenses violando espaço aéreo ? Inacreditável, isto nunca aconteceu e jamais acontecerá, afinal são anjos inocentes, incapazes de mentir.( modo irônico em stand-by)
ALERTA Sistema de Defesa Aeroespacial CODAI detectou e interceptou aeronave estadunidense EP-3E de inteligência e exploração radioeletrônica na nossa região de informação de voo Maiquetia, violando Tratados Aéreos Internacionais em franca provocação à Venezuela
De acordo com o ministro da Defesa venezuelano, Vladimir Padrino López, o avião norte-americano entrou no espaço aéreo venezuelano “sem relatório de frequência aeronáutica […] constituindo um risco aeronáutico para outras aeronaves”.
Além disso, durante uma cerimônia televisionada o ministro explicou que “coisas assim acontecem quase todos os dias” nos mares e céus venezuelanos.
https://br.sputniknews.com/americas/2019072014243815-venezuela-declara-interceptado-aviao-espiao-dos-eua-no-seu-espaco-aereo-video/
É acho q morderam a isca mesmo pois ele com isso descobriram até onde Venezuela enxerga no Caribe, qual o tempo para notarem que tem uma aeronave estranha no radar, e coletaram dados de rádio e radar dos SU30. tá tudo gravado e analisado para caso os EUA invadam a venezuela eles interferirem na comunicação venezuelana e detecção dos Aviões da USNAVY e USAF.
Nessa distância eu com uma 12 acertava no meio desse sukoy véio,
com toda certeza.
É fab os pássaros voam!!
Os bicho tão operacionais. O.o
Também fiquei surpreso kkk
Só por inveja se pode dizer que os sukkoi venezuelanos, não têm peças, pois como se os Russos deixassem isso acontecer com um país amigo, vizinho dos seus maiores inimigos.
(missões de detecção e monitoramento reconhecidas em âmbito multinacional na região, a fim de garantir a segurança de nossos cidadãos e de nossos parceiros. ) resumindo, espionando
Normal. Padrão Russo..
Só complementando a sua informação no site Sputnik Brasil tem uma reportagem que mostra a versão venezuelana do ocorrido inclusive com vídeos. Eu creio mais na informação americana que a aeronave não invadiu o espaço aéreo venezuelano, mas não custa ver os dois lados!
https://br.sputniknews.com/americas/2019072014243815-venezuela-declara-interceptado-aviao-espiao-dos-eua-no-seu-espaco-aereo-video/
Ah, claro, a reputação do EUA de não intervenção é respeitadissima. Parou né… E ainda querem acabar com as aulas de história.
Nem leiam, o site supracitado tem zero credibilidade, a simples menção do supracitado mesmo que em um comentário não combina com a seriedade deste sítio de forma alguma!