Na aviação brasileira do início da década de 40, faltavam pilotos, aeronaves, pistas de pouso, equipamentos, mão de obra especializada, indústria e investimentos. Esse era o cenário quando foi criado o Ministério da Aeronáutica no dia 20 de janeiro de 1941.
No decorrer dos anos, ocorreram muitas conquistas, novos avanços. A Aeronáutica ganhou mais atribuições. Passou a atuar na defesa da soberania do espaço aéreo brasileiro, no controle do tráfego aéreo, no fomento à indústria nacional, nas missões de busca e salvamento, na investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos, e na integração nacional.
Na data em que completa 78 anos de criação, a Força Aérea Brasileira (FAB) segue escrevendo novos capítulos dessa história controlando, defendendo e integrando uma área de mais de 22 milhões de quilômetros quadrados sobre o Brasil e águas internacionais.
Muito boa a marca do 78° aniversário de criação do Ministério da Aeronáutica. Excelente sacada do “oito cubano” – manobra clássica. Parabéns ao CECOMSAER.