NOTADO EDITOR: As imagens coletadas neste vídeo, não foram realizadas durante a operação Laçador 2013 e sim há 2 meses, durante treinamento contra Flares para avaliação. FONTE: FAB
Vejam as fotos capturados do vídeo, do lançamento do míssil Python III por um F-5M e o míssil Matra Magic 550 II lançado pelo Mirage 2000c da FAB durante a Operação Laçador 2013.
COLABOROU: GersonVictorio
O video esta privado como posso velo?…
Marcelo,
Conforme nota da FAB, as imagens deste vídeo não foram captadas durante a Operação laçador 2013, por este motivo, devem ter tirado o vídeo do ar.
Abs,
Sendo rara ou não, é sempre bom ver nossas forças mantendo doutrina. Já é alguma coisa.
[]s.
uma coisa rara ver um caça da FAB disparando um míssil
Nossa… Como é bom ver pessoas que entendem, que querem aumentar seu conhecimento ou simplesmente gostam do assunto estarem aparecendo para a luz deste espaço.
Obrigado, amigos. Não fui eu quem os indicou, mas fico contente por estarem aqui.
E novamente, parabéns aos editores do DAN.
Abraços.
Amigos,
Imagino que os alvos tenham sido flares (não os de despistamento, mas os iluminativos). Não valeria a pena usar drones somente para “descartar” uma quantidade significativa de mísseis. Se foi isso mesmo:
– Se os flares foram lançados dos próprios caças, não têm grande tamanho e, provavelmente não têm tamanho ou retorno suficiente para acionar as espoletas de proximidade que ativam a carga bélica de cada míssil.
– Se os mísseis foram lançados com essas cargas ativadas, provavelmente elas só explodirão pelo recurso de autodestruição, ativado automaticamente ao ultrapassar os limites de utilização dos mísseis.
– Como os lançamentos foram feitos no Sul, e não consta que lá existam dispositivos de trajetografia, provavelmente o que se pode identificar visualmente é se os mísseis mantiveram o rumo para o seu alvo (não-manobrável).
Então, a questão sobre “acertou ou não” deve ser reformulada para “seguiu o rumo para o alvo ou se perdeu”. Funcionou conforme o esperado para os parâmetros de lançamento e alvo ou não?
Abraços,
Justin
–
Parece que vão aproveitar e queimar o resto dos estoques dos Matra …..
mas…. acertou ou não?
Nada como queimar os parcos estoques de Matra-550-3. Cada piloto do GDA poderia fazer uma surtida e disparar para marcar o fim de um tampão na FAB. Quanto ao Python III …
Uma pergunta para os especialista: Nestes casos, o piloto ganha uma “bolacha” alusiva ao disparo?