A televisão estatal CCTV 13(China Central Television), exibiu recentemente um vídeo sobre a PLA Navy operando seu porta-aviões, o Liaoning (CV16).
O vídeo mostra o Liaoning operando com os caças J-15 “Flying Shark”.
O Shenyang J-15 é um caça naval desenvolvido pela Shenyang Aircraft Corporation e pelo Instituto 601 para operar a partir do porta aviões da Marinha chinesa – PLA Navy.
Roberto Henrique o problema não é a presidenta, aliás quem realmente investiu alguma coisa foram os dois últimos governos. O problema amigo vem de longe, com o sucateamento proposital de governos anteriores.
Ao pessoal do Defesa Aérea & Naval: já que o assunto é a China, aproveito para perguntar se sairá algum post acerca do J-11D.
Valeu!
………..muito da tecnologia japonesa foi desenvolvida através da desmontagem de produtos ocidentais para posterior analise e possível incremento,onde investiu-se menos tempo e recursos em pesquisa e desenvolvimento cabendo à engenharia reduzir os estagios de aperfeiçoamento do produto…naquela época,usar patente alheia era mais fácil,porém hoje em dia as patentes tem regras mais rígidas o que impede a cópia pura e simples de qualquer coisa……na China as coisas são diferentes…com uma população gigantesca e mão de obra barata a China imitou o Japão do pós guerra com engenharia reversa e deu início à sua imensa produção de artigos
Basta a ” Presidenta” diminuir pela metade o número de ministérios e os cargos comissionados dos “cumpanheiros”. Teríamos dinheiro para Educação, Saúde, Infraestrutura e para as nossas forças militares – são pelo menos 200 bilhões de reais de economia ao ano. Não haveria necessidade de pacote fiscal. Teríamos dinheiro para a Marinha, Aeronáutica e Exército. Assaltaram o país, a Petrobrás, imaginem o BNDES e querem manter os “cumpanheiros” mamando nosso dinheiro. Sobraria dinheiro para comprar o Siroco, o Mistral e pelo menos 7 navios de escoltas novinhos.
Boa tarde senhores…caro EMS dinheiro o brasil tem e muito, oq nao tem é vergonha na cara para levar a serio a defesa nacional , alias levar o Brasil a serio..mas é isso aí q estamos vendo da china, hoje é cópia, amanha terao tecnologias inovadoras invejinha por terem um PA tb modernizado e remodelado mas ta ali…
E o melhor, além do porta-aviões, tem escoltas, verdadeiras escoltas diga se de passagem, SSNs, aeronaves, e ja tem uma verdadeira marinha.
Brasil não tem dinheiro nem para manter os poucos, só observar o que aconteceu com o NDD Ceará e com a fragata União.
Se for para gastar R$ 1 bilhão para reformar o São Paulo que gaste na compra de um navio novo e útil como por exemplo um Mistral
Tudo bem que o NAe São Paulo desloca 32,800 tons e um Mistral 16,500 tons, mas é um meio de projeção de força no Atlântico Sul.
Temos que tirar o chapéu para os chineses. Sua coragem de enfrentar desafios é imbatível. Errar é necessário para aprender a acertar. Depois de muitos erros…Grandes acertos. Hoje vemos um povo que se desenvolve e desenvolve seus produtos, sem ficar pedindo penico aos outros e empurrando milhões nos cofres dos grandes conglomerados e politicos corruptos. E favor não me venham com histórias de espionagem e roubo de propriedade industrial. Me apontem um único pais desenvolvido que não usou de espionagem e engenharia reversa. Repito: UM GRANDE EXEMPLO AOS BRASIL E AO MUNDO.
Bem… A China investe para ter e operar… o Brasil não investe e vai ter que aposentar o seu… enfim, nada acontece por acaso, daqui a pouco vai ter Marinha sonhando em ter algum navio Chines… para pelo menos ter algo a operar!!
Um abraço!
O avião é um primor de beleza mas essa pintura da PLA Navy, pelamordedeus, parece aquela tinta de fundo de linha de montagem.
Os aviões mostrados no video ,são aviões de teste.Note as os simbolos pintados na fuselagem.A pintura definitiva é cinza
Aonde se lê ” O J-15 é um caça naval desenvolvido pela Shenyang Aircraft Corporation e pelo instituto 601″ leia-se “O J-15 é um caça naval COPIADO pela Shenyang, etc…” hehehe
Pelo menos o porta-aviões deles é utilizado e não fica o tempo todo parado no porto.