Por Guilherme Wiltgen
Na tarde do dia 18/12, a aeronave SH-16 Seahawk N-3036 (Guerreiro 36), do 1º Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (HS-1), realizou a Evacuação Aeromédica (EVAM) de um tripulante do navio de cruzeiro MSC Grandiosa.
A Aeronave de Serviço da Esquadra (ASE) decolou da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA) e realizou o resgate no Cruzeiro que se encontrava a cerca de 219 Km da costa de Vitória (ES).
Por volta das 18h o tripulante foi içado pelo Guerreiro 36, que contava com equipes do Grupo de Busca e Salvamento (G-SAR) do Comando da Força Aeronaval e da Policlínica Naval de São Pedro da Aldeia (PNSPA) a bordo da aeronave.
O tripulante foi transportado em segurança para o Aeroporto de Vitória onde uma ambulância já aguardava para transferi-lo para um hospital na Capital Capixaba.
Parabéns a todos os envolvidos.
Estavamos no navio e vimos parte da operação da varanda do quarto. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Amigos, como CMG na Reserva, já vibrei diversas vezes em razão dos resgates realizados pela MB. Em oposição, nunca observei nenhum SAR no Atlântico Norte. Presenciei dois resgates, um na Madeira e outro em Cabo Verde, este, a bordo do MSC Precioza, neste ano, ambos realizados por embarcações da Praticagem. “Bravo Zulu” Força Aeronaval. DE Luca.
Excelente!
Parabéns aos profissionais e melhoras ao tripulante!
Como muitas vezes acontece temos o SeaHawk fazendo missão q deveria ser da Kombi… Mas tem quem diga q é coincidência, q essa era a anv de serviço no dia etc… mais de uma dezena de kombozas e sempre cai nos seahawk…
Tide,
Se jogar HU-2 e HS-1 no campo de busca do DAN, você vai encontrar de 2013 a 2023:
1) Seahawk: 12 missões SAR
2) H225M: 17 missões SAR
Como escrevi no artigo, vai a ASE seja ela do HU-2 ou HS-1, sorte de quem estiver de serviço no dia.
Abs
BZ ao HS Uno.