No dia 23 de abril, em Gavião Peixoto-SP, após a conclusão dos voos de ensaio pela Embraer, foi realizado o recebimento da aeronave modernizada AF-1C pelo Grupo de Fiscalização e Recebimento das Aeronaves AF-1/1A.
Dentre os diversos sistemas modernizados, podemos citar: o sistema de geração de energia elétrica, a instalação de um radar multimodo, a mudança na concepção da aeronave para glass cockpit e a instalação de um novo sistema de gerenciamento de armas. Cabe ressaltar que o software de missão (OFP) foi inteiramente desenvolvido pela Embraer.
A aeronave de numeral N-1022 contribuirá para o incremento do treinamento e da qualificação operativa dos pilotos do 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1), uma vez que esta é a primeira aeronave biplace modernizada entregue.
Além disso, o “Falcão 1022” poderá participar das diversas tarefas operativas do Esquadrão, contribuindo para a Defesa Aeroespacial e proteção das Forças Navais.
FONTE e FOTO: MB
Serão sete aviões modernizados, três bi e quatro mono. Se a MB conseguir uns 60% de disponibilidade(coisa que eu duvido sem CLS), serão quatro anvs voando, ou seja, quase nada. A meu ver, como todo o respeito aos militares do VF1, seria melhor para agora. A hora de voo desta anv mod. não vai custar menos do que uns US$ 8.000,00, e aí a vaca começar a ir para brejo.
Se querem apenas manter doutrina de asa fixa, comprem dez ST e vão voar direto por um quarto do valor.
Juarez,
7 seriam com o avião que caiu. A MB ficará apenas com 6 mesmo (sendo um deles aquele acidentado que será recuperado).
Mas vão reativar o São Paulo? Coisa esta que realmente gostaria que acontecesse.
Para que ter uma força de caça aeronaval reduzida como esta, sem estar onde deve estar, navegando em um Porta Aviões?
Se nas Malvinas em 1982 foi dificil e acabou com vários A4 abatidos pelo inimigo. Imaginemos conforme a guerra naval de hoje?
Agora é dotar este é os demais que estão sendo modernizados com mísseis anti -navios e bombas inteligentes para deixar os falcões de garras bem afiadas.