Cinco tripulantes do navio “KV Nordkapp“, da Guarda Costeira Norueguesa, foram expostos à radiação do radar durante o exercício naval “Northern Eagle”, realizado em agosto.
A US Navy confirmou que a radiação emitida pelo radar do destróier USS Farragut (DDG 99), causou ferimentos nos tripulantes do navio KV Nordkapp, da Guarda Costeira da Noruega enquanto ambos participavam de exercícios no Ártico.
De acordo com relatos da mídia escandinava, a radiação que atingiu a embarcação norueguesa causou avarias em seus instrumentos e vários tripulantes sentiram a sua pele ficar quente, devido a radiação.
De acordo com o chefe da Guarda Costeira, Lars Saunes, uma equipe médica foi enviada a bordo para examinar a tripulação. Vários se queixaram de dores de cabeça e outros sintomas, depois de terem sido expostos a radiação a partir da embarcação americana. Alguns membros da tripulação foram posteriormente internados em um hospital.
De acordo com o relatório de uma comissão de investigação do incidente, a tripulação deve ter sido exposta à radiação eletromagnética emitida pelo radar, quando operando na banda de freqüência de 3-4GHZ.
Imaginem os danos que causam aos animais que porventura estejam voando na frente, isso ninguém pensa, realmente o homem é o maior predador e destruidor da Terra, o único que destrói e polui o próprio lugar onde vive.
Não é a primeira vez…….
E nem será a ultima…