FORT WORTH, Texas (19 de outubro de 2020) – O Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos (USMC – United States Marine Corps), retirou oficialmente o Bell AH-1W Super Cobra de suas fileiras, após mais de 30 anos de serviço ativo. O icônico helicóptero bi pá serviu como aeronave de ataque dedicado para os fuzileiros navais em várias campanhas, incluindo as Operações Desert Storm, Iraqi Freedom e Enduring Freedom.
“O AH-1W Super Cobra serviu admiravelmente e deixa um legado notável no apoio de helicópteros de ataque ao alvo para nossos fuzileiros navais”, disse o Coronel David Walsh, gerente do Light/Attack Helicopter Programs (PMA-276). “Embora o capítulo AH-1W esteja terminando, o do AH-1Z Viper está pronto e com capacidade ainda maior para apoiar nossos fuzileiros navais nos próximos anos”.
Originalmente designado como AH-1T +, o Super Cobra voou pela primeira vez em 16 de novembro de 1983 no Bell’s Flight Research Center em Arlington, no Texas. A Bell entregou o primeiro AH-1W aos fuzileiros navais em 27 de março de 1986 e o último em 1999, de um total de 179 helicópteros. Até agosto de 2020, o USMC voou 933.614 horas com o com o Super Cobra.
“Estamos extremamente orgulhosos das capacidades que o AH-1W trouxe para os fuzileiros navais dos Estados Unidos nos últimos 34 anos”, disse Michael Deslatte, gerente do programa H-1 da Bell. “O legado do Super Cobra é uma prova da excelência e dedicação que os homens e mulheres da Bell colocaram nessas plataformas por gerações e esperamos continuar esse legado nos próximos anos”.
Os AH-1W que sofreram up-grade para o AH-1Z Vipers continuarão a servir na Marinha dos Estados Unidos. O Viper, com rotor de quatro pás, substitui o Super Cobra como o sucessor da moderna plataforma de helicópteros de ataque, fornecendo recursos ar-ar e ar-solo, totalmente integrados e projetados para realizarem com sucesso a mais ampla gama de modernas missões.
FONTE: Bell Flights
Seria a cereja no PH Atlântico, ai teríamos alguma cobertura aerea em desembarque e uns 20 pro EB ter heli ataque e raça. Teriam que ser modernizados sem dúvida, porém daria salto na capacidade fuzileiros e EB, também aeronáutica poderia ter algo para CSAR. Criar doutrina e daí partir viper. Lembrando que estes pássaros tem pedigree confirmado combate.
Boa tarde amigo Padilha voce tem alguma info sobre a chegada dos aviões KC2 turbo Trader
e se virão novos carros de combate para o CFN?
2- Padilha vc sabe quando a MB vai receber o helicoptero UH-15B?
obrigado.
abraço.
Seria interessante ver esses pássaros voando por aqui totalmente modernizados!
Independente de qualquer coisa pelo menos 1/2 dúzia deles para apoio ao nosso CFN seriam cruciais.
Meus prezados
US DoD ofereceu a Marinha do Brasil via FMS, 13 AH-1W SuperCobra na versão “PLUS+”
https://forum.contatoradar.com.br/index.php?/topic/125022-us-dod-oferece-a-mb-via-fms13-ah-1w-supercobra-na-versão-“plus””/&tab=comments#comment-1365610
Olá Senhores!
Eis um helicóptero surrado até o talo.
Qué a MB não saiba da baixa.
CM
Não estão não. Os que estão separados para venda estão com muitas horas de voo ainda. O problema é que não tem o painel digital, sendo analógicos ainda o que pediria alguma modernização. Os marines hj usam o Zulu.
Sim. Além de constar na proposta atualização do meios analógicos para meios digitais e revisão geral, foi especificado que as aeronaves viriam com garantia de voo até 2030. Isto lá em meados de 2018.
Se a compra ainda não é efetivada, acredito que seja devido a MB não ter identificado a necessidade e não pela vida útil da mesma.
Bom dia Padilha e demais Senhores camaradas do DAN!
Muito obrigado por me ajudar a ter esse esclarecimento, para mim, todos estavam mais usados que o meu Fiat Tipo IE 94.
CM
Padilha, a oferta americana foi para o Brasil ou especificamente MB? Não seria uma boa para o EB que busca um Heli de ataque?
Talvez por ai passe um início de construção da capacidade de ataque com asas rotativas do EB/MB.
Mesmo que seja uma aeronave antiga, ainda, para o cenário sul-americano tem seu valor.
Quem sabe um lote dessas aeronaves modernizadas sairiam mais em conta do que um lote de Vipers novas…
Pra quem moderniza KC-2 Turbo Trader…umas 30 células dessa belezinha modernizada não sairia nada mal…
No aguardo das pedradas…
Abraço.
Sem pedrada, só reza
E torcida