Por Guilherme Wiltgen
A Base Aérea N° 11 da Força Aérea Portuguesa (FAP), está sediando desde o dia 28 de março ate hoje (31) o “Users Group C-390”.
Participam do evento, além de Brasil e Portugal, representantes da Austria, Hungria, República Tcheca e Holanda.
O encontro, que foi aberto pelo Chefe do Estado-Maior da FAP, e tem como objetivo compartilhar conhecimentos sobre o C-390 Millennium entre os atuais e futuros operadores do avião de transporte multimissão fabricado pela Embraer.
Portugal adquiriu cinco aeronaves KC-390 Millennium e um simulador de voo.
Atualmente, o primeiro avião da Força Aérea Portuguesa se encontra realizando certificações em Gavião Peixoto e está programado para ser entregue até o final desse ano.
Com essa cor cinza o KC390 venderia bem mais do que a camuflagem dos anos 70 que a FAB usa, meu Deus, que diferença, parece até outro avião!!!!!!!
A reportagem cita que o evento está sendo realizado em
Portugal. E a coto também foi feita lá? Se foi, então o primeiro exemplar português já atravessou o Atlântico.
Já, primeira vez em 16/10/22.
https://www.defesaaereanaval.com.br/aviacao/video-chegada-do-kc-390-na-ogma-escoltado-pelos-f-16-portugueses
A presença da Áustria é uma novidade em relação ao C-390/KC-390. Faço votos que venham a ser mais um operador deste produto na OTAN.
Áustria não é membro de OTAN.
Que tais reuniões anuais virem exercícios de operação logística conjunta assim consolidado cada vez mais o C-390 como o melhor cargueiro tático atualmente em operação
Anualmente a FAP participa no ETAP-T 2022 (European Tactical Airlift Programme – Training que em 2022 foi realizado em Portugal e anualmente a FAP organiza o Real Thaw no qual tentam envolver todas as esquadras da FAP
A informação mais importante é a participação de militares da Áustria e da República Tcheca, em especial a primeira, eis que o interesse dos tchecos já era conhecido.