A USAF realizou com sucesso, no dia 12.06, o primeiro voo de teste do AGM-183A Air Launched Rapid Response Weapon, ou ARRW, em um bombardeiro B-52 Stratofortress, que decolou da Base Aérea de Edwards, na Califórnia.
Um protótipo do ARRW foi carregado externamente no B-52 durante o teste para reunir dados ambientais e de manejo na aeronave.
Os dados recolhidos no teste são sobre o impacto no arrasto, de vibração do armamento e no transporte externo na aeronave. O protótipo é inerte e não foi lançado pelo B-52 durante o voo de teste.
A coleta de dados é necessário para o desenvolvimento pela equipe de sistemas de armas da Força Aérea. “Estamos usando o protótipo fornecido pelo Congresso para trazer a capacidade hipersônica para os aviões de guerra”, disse o Dr. Will Roper, secretário adjunto da USAF para Aquisição, Tecnologia e Logística. “Partimos com uma programação agressiva com o ARRW. Chegar a este voo de teste a tempo, destaca o incrível trabalho da nossa equipe de aquisição e dos nossos parceiros, como a Lockheed Martin”.
O ARRW tem previsão de atingir a sua capacidade operacional em 2022. “Este tipo de velocidade em nosso sistema de aquisição é essencial, nos permite competir rapidamente contra as ameaças que enfrentamos”, completou Roper.
Esse voo de teste é o primeiro de muitos que virão na sequência, e vão servir para expandir os parâmetros e capacidades do protótipo do ARRW.
FONTE E FOTOS: USAF
Uma cópia do khinzal russo… esperava um autentico HCM aero lançado e não um ALBM … para mim nenhum de ambos que citei fazem parte da família de misseis hipersõnicos que o futuro aguarda, dentre eles o que mais se destava e ao que parece o primeiro que ganhará capacidade operacional é o Zircon russo, um autentico hipersonic cruise missile