Por Gareth Jennings
A Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) reformou e voltou a operar um segundo bombardeiro estratégico Boeing B-52 Stratofortress do “cemitério” da Base Aérea Davis-Monthan (AFB) no Arizona.
A aeronave 60-034 havia sido armazenada pelo 309º Grupo de Manutenção e Regeneração Aeroespacial desde 2008. Ela foi transportada da Base Aérea Davis-Monthan para a Base Aérea Barksdale, Louisiana, em maio de 2019, antes da reforma e entrega em sua nova casa, a Base Aérea Minot, Dakota do Norte, em 9 de março.
Apelidada de ‘Wise Guy’, esta aeronave exigiu 550 pessoas em várias disciplinas de manutenção para restaurá-la, custando aproximadamente US$ 30 milhões. O ‘Wise Guy’ é um dos dois bombardeiros B-52H recentemente retornados ao serviço para trazer a frota de volta para 77 unidades após duas perdas por acidente.
A primeira aeronave, apelidada de ‘Ghost Rider’, voou da Base Aérea Davis-Monthan para a Base Aérea Barksdale em 2015 e entregue à Base Aérea Minot em setembro de 2016. No auge de sua força, as forças com B-52 da Força Aérea dos EUA (USAF) compreendia cerca de 744 aeronaves, embora esse número tenha sido reduzido de acordo com o Tratado de Redução de Armas Estratégicas (START) com a Rússia.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Jane’s
Caracas , tomei um susto quando li rapidinho entendi FAB em vez de USAF
Aviao com mais de 60 anos, retirado do deposito (cemiterio) pra voltar a ativa. Inevitavelmente fico me perguntando se fosse no Brasil, o que os do “so usam sucata”, “gastam dinheiro com lixo” diriam?
O que as pessoas tem que levar em conta é que se a célula ainda possui horas para voar(não estourou o limite do fabricante), com nova motorização e aviônicos atuais, ela não pode ser chamada de “sucata”. Quem fala isso desconhece o assunto.
Sim, entendo. Problema é que a maioria das vezes nao da pra aguentar os “especialistas” que adoram criticar.
Matricula “60-034”. Sabem o que significa: Foi contratada a fabricação em 1960.
Nessa base também sobra de caças A4, idênticos aos que guarneciam o A12?
Tem, sim. Existem muitos A-4, de várias versões, estocados lá. A versão operada pela MB é o A-4KU, a versão de fabrica mais moderna e completa, pouca coisa mais capaz que o A-4M.(versão derradeira de fábrica ). Hoje, a MB tem 4 AF-1M (versão modernizada do A-4KU) aguardando o recebimento de mais 2 unidades.