O último caça F/A-18C Hornet, aeronave número 300, fez o seu último voo oficial na NAS Oceana, no dia 2 de outubro.
Atribuído ao Strike Fighter Squadron (VFA) 106 “Gladiators” em Cecil Field, na Florida, a aeronave de número 300 concluíu a sua verificação de aceitação em voo em 14 de outubro 1988.
O Tenente Andrew Jalali, que pilotou o Hornet em seu voo final, também nasceu em 1988. “O voo de hoje marca o final do F/A-18C Hornet na Marinha de Estados Unidos” disse o Comandante do Strike Fighter Wing Atlantic, o Capt. Brian Becker.
A aeronave decolou da NAS Oceana acompanhada por três F/A-18F Super Hornet e realizou um voo de uma hora e meia até regressar à Oceana, onde será oficialmente retirado do inventário, assim como tudo que ainda possa ser utilizável.
Becker disse que os caças F/A-18C serviram por mais de 30 anos e destacou sua história na Aviação Naval. “A inovação tecnológica que continuou nas versões F/A-18E/F/G, contribuiu na transição para as aeronaves de 4ª e 5ª gerações na USN”.
Durante o ano passado, o VFA-106 transferiu mais de 50 caças F/A-18 Hornet para a reserva da USN e do USMC, sendo preservados para uso futuro, caso seja necessário.
Tanto o F/A-18A quanto o F/A-18C foram substituídos pela versão mais moderna do Hornet, o F/A-18E/F Super Hornet.
FONTE E FOTO: USN
Não duvido nada que alguns f-18, não estes mas os de algum outro país venham no futuro parar msm por aqui!
O que vai ter de maluco falando em ir lá atrás de Hornets, mais quebrados que arroz de terceira não vai tá no Gibi…
Pior que sim…?????