A Lockheed Martin entregou o 75º radar APY-9 para o E-2D Advanced Hawkeye, que fornece capacidade de AEW (Airborne Early Warning) para a Marinha dos EUA.
A mais nova variante Advanced Hawkeye está na vanguarda da capacidade tecnológica, em grande parte devido ao radar APY-9 da Lockheed Martin. O E-2 construído pela Northrop Grumman tornou-se conhecido como os “olhos da Esquadra” da US Navy devido à sua capacidade de vigiar simultaneamente o ar, a terra e o mar. Sempre que um porta-aviões da Marinha tem aeronaves no ar, há um radar APY-9 em funcionamento, protegendo os Estados Unidos e seus aliados.
“Como sensor primário do E-2D, o radar APY-9 tem um longo legado de fornecimento de dissuasão ágil para maior segurança do século 21. Nosso foco principal é trazer nossos militares com segurança para casa e o APY-9, define esse padrão para todos os outros radares AEW”, disse Chandra Marshall, Vice-Presidente de negócios de sistemas de radares e sensores da Lockheed Martin.
A Marinha dos EUA financiou 80 das 86 aeronaves do atual programa, o Japão comprou dezoito e a França três. Com essa demanda, espera-se que o APY-9 esteja em produção até o final da década de 2020, em modernização e sustentação até a década de 2040.
A Lockheed Martin é colaboradora do Northrop Grumman E-2D há mais de duas décadas. A plataforma E-2D Advanced Hawkeye fornece dados críticos que permitem o domínio da decisão para forças conjuntas, proporcionando consciência situacional necessária para reduzir o tempo entre a consciência inicial e o envolvimento efetivo.