O Exército dos EUA concedeu à Airbus um contrato de US$ 27,8 milhões para atualizar o Mission Equipment Package (MEP) do Army National Guard Security & Support Battalion.
As atualizações do MEP expandem as capacidades do UH-72A Lakota para conduzir operações diurnas e noturnas, fornecendo um mapa móvel avançado, interfaces digitais aprimoradas, novos monitores, um sistema de gerenciamento de missão aérea e outras melhorias no sistema.
“Este contrato oferece aos pilotos funcionalidade e capacidade significativamente aumentadas para realizar as exigentes missões de hoje, aumentando ainda mais o valor do Lakota como um recurso ISR para a Guarda Nacional”, disse Scott Tumpak, vice-presidente da Linha Militar de Negócios da Airbus US Space and Defense .
O UH-72A equipado com MEP são projetados especificamente para executar operações da Guarda Nacional em uma variedade de missões, incluindo operações domésticas, antidrogas e segurança de fronteira.
O contrato do Exército atualizará até 50 aeronaves implantadas nos Estados Unidos. Atualmente, existem 107 na frota.
Essas aeronaves serão modificadas nas instalações de produção de helicópteros da Airbus em Columbus, Mississippi, onde mais de 480 helicópteros UH-72A e UH-72B Lakota, baseados no H145, foram entregues ao Exército dos EUA desde 2006.
O contrato será administrado pela Airbus US Space & Defense.