Por Marcelo Garay
Criado em 10 de agosto de 1912, pelo Presidente da Nação, Dr. Roque Sáenz Peña, que assinou o decreto pelo qual a Escola de Aviação Militar (EAM) foi criada, graças à contribuição do Aero Club Argentino que forneceu seu parque aeroespacial, conselhos e professores.
O local onde o instituto foi instalado era um terreno pertencente à Companhia Aérea Argentina que cedeu o terreno, localizado em El Palomar, província de Buenos Aires.
Com o passar dos anos e depois de ir e voltar, é possível localizar a Escola na cidade de Córdoba, com condições climáticas ideais para aprender navegação aérea o que permite o treinamento de vôo próximo a montanhas e próximo à Fábrica de Aeronaves Militares, o que contribuiu para a eficiência da escola devido à possibilidade de contar com mais recursos técnicos. A Escola de Aviação Militar foi habilitada como tal nos últimos meses de 1936.
Com uma frota de aeronaves TECNAM P2002JF de fabricação italiana e montado na província de Mendoza, são realizados o Curso Básico de Aviador Militar, que consiste em 40 horas de voo, onde são aprendidas manobras elementares, além de treinar técnicas de voo e navegações para diferentes pontos da província de Córdoba.
Após essa fase, o aluno passa para as instruções mais avançadas em aeronaves fabricadas na Alemanha, modelo GROB TP120A, no qual o aluno usa um avião com motor turboélice e glass cockpit, onde aprendem a voar em formação, a fazer acrobacias aéreas, voos táticos e a voar por instrumentos adaptando-se à transição para o moderno TEXTRON T-6C TEXAN II.
No TEXTRON T-6C TEXAN II, o aluno realizará vôos mais avançados, visando finalizar sua formação quando então dependendo de seu desempenho, o aluno poderá ir para a aviação de caça ou de transporte.
Meus agradecimentos ao secretário-geral da Força Aérea Argentina, brigadeiro Fernando Mengo que autorizou a sessão de fotos, ao diretor da Escola de Aviação Militar, ao comodoro Gustavo Alejandro Pérez Ortiz, chefe do grupo de escolas aéreas, ao comodoro Gabriel Cendón, que gentilmente coordenou para que eu realizasse as fotos de bordo das aeronaves que a EAM possui, e especialmente ao capitão Luciano Santonato, uma ótima pessoa que muito me ajudou para realizar este artigo.
São o que de mais moderno a Força Aérea Argentina tem para mostrar. Precisam de uns F-16 ou M2000 usados para restaurar sua capacidade de combate.
Estão com aviões bem mais novos do que os t25 e t27 da AFA.