No filme promocional Wings for Europe, a francesa Dassault Aviation revelou a visão de uma aeronave de combate de quinta geração – European New Generation Aircraft. O projeto será implementado pela França, como líder, e pela Alemanha, com base em um acordo assinado em junho de 2018. Talvez o programa (SCAF) seja acompanhado por outros países europeus.
O acordo prevê a construção de um sistema de combate aéreo multifunção, utilizando inteligência artificial e modernas soluções de rede. A aeronave poderá ser tripulada e não-tripulada. O projeto técnico preliminar deve ser concluído em 2025. Espera-se que o novo sistema irá substituir os atualmente utilizados até 2040 pela França e Alemanha, assim como outros países, os aviões de combate Dassault Rafale e o Eurofighter Typhoon, e talvez outras máquinas, incluindo as provenientes dos EUA
Também acho que já pularam pra sexta geração. Os bocais da turbina são como os do F-22.
Mas o F-22 é de 5º Geração, pelo que eu sei os de 6º geração teram motores scramjet!
Mas não tem empenagem vertical, por exemplo. Ou seja, tem uma aerodinâmica ainda mais limpa e RCS mais reduzido. E motores scramjet ainda demorarão muito tempo para serem utilizados em aeronaves tripuladas, talvez a sétima ou oitava geração isto aconteça.
Parece que nem vants eles têm…
Acho que eles estão pulando uma geração e passando logo para a sexta.