Uma frota de drones de carga pesada projetados e construídos no Reino Unido transportará suprimentos vitais entre os navios do UK Carrier Strike Group pela primeira vez, durante sua implantação no Indo-Pacífico este ano.
Nove quadricópteros totalmente elétricos não tripulados, produzidos pela Malloy Aeronautics, uma entidade da BAE Systems, transportarão suprimentos como equipamentos de defesa e alimentos para todo o grupo-tarefa durante toda a missão.
Com uma velocidade máxima de 60 mph e capacidade de levantar até 68 kg, os Unmanned Aerial Systems (UAS) Malloy T-150 serão testados como uma alternativa à opção mais cara de realizar esse trabalho usando helicópteros, liberando-os para se concentrar em sua função principal de proteger a força-tarefa.
Neil Appleton, CEO da Malloy Aeronautics da BAE Systems, disse que “É um momento emocionante ver a Marinha Real mobilizando nossos T-150 como uma solução logística de reabastecimento navio a navio eficiente e econômica. Estamos orgulhosos de contribuir para esta importante implantação e estamos ansiosos para ver esses drones versáteis provarem seu valor durante tarefas operacionais.”
O Naval Air Squadron (NAS) 700X, especialista em drones da Royal Navy, embarcará uma equipe de 12 militares para operar os nove UAS, inicialmente de três navios do grupo para testar a capacidade.
O Tenente Matt Parfitt, do 700X NAS disse que “Há uma estatística de mobilizações anteriores que mostra que 95% as cargas transferidas pesam menos de 50 kg. Elas podem ser qualquer coisa, desde correspondência de casa dos militares até uma peça vital de engenharia. No passado, teríamos usado um helicóptero se uma peça fosse necessária em outro navio. Desta vez, usaremos um sistema não tripulado e pilotado remotamente. É exatamente para isso que entramos na Marinha, e certamente é por isso que entramos neste esquadrão.”
O T-150 é apenas um modelo em um conjunto de UAS que a Malloy Aeronautics projetou e construiu para clientes civis e militares, para tornar a logística de “última milha” mais econômica e eficiente. Sua gama de quadricópteros não tripulados de carga pesada é capaz de levantar cargas úteis de 68 kg a 200 kg em missões de curto a médio alcance, e atualmente está trabalhando para aumentar a capacidade para 300 kg.
FONTE: BAE Systems