O 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2), empregando um helicóptero UH-15 Super Cougar (EC725), realizou no dia 27 de março a Evacuação Aeromédica (EVAM) de um tripulante do navio mercante Astro Perseus, de bandeira grega, que navegava dentro da área de responsabilidade de Busca e Salvamento (SAR) atribuída ao Brasil pela Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (SOLAS).
Atendendo a um pedido de socorro do NM Astro Perseus, recebido no dia 26 de março, o SALVAMAR SUESTE (Com1ºDN) coordenou a EVAM do tripulante com suspeita de apendicite cuja evolução clínica tornava imperativa sua remoção e avaliação cirúrgica, caso contrário o mesmo poderia ser levado a óbito.
Após o acionamento da tripulação de serviço, composta por pilotos, mecânicos de aviação, equipe médica e mergulhadores, a aeronave UH-15 N-7102, do Esquadrão Pégasus, decolou da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA) na madrugada do dia 27 para Vitória-ES, onde realizou o seu abastecimento, para na sequência decolar rumo ao navio, que se encontrava a aproximadamente 86 milhas daquela cidade. Após o retorno ao aeroporto de Vitória, o enfermo foi transferido do helicóptero para um hospital definido pela Capitania dos Portos de Vitória, onde o devido tratamento pode ser realizado.
A execução dessa complexa missão, que envolveu vários setores da Marinha do Brasil, permitindo a remoção com segurança de uma pessoa em perigo no mar, ratifica a capacidade do Brasil, por intermédio das OM da MB, de colaborar com o lema do SAR mundial, qual seja, “Para que outros possam viver”.
NOTA DO EDITOR: Bravo Zulu ao Esquadrão HU-2.
para eu é o melhor do mundo não tem igual, pois é brasileiro , ps futuramente
Eu gosto desse helicóptero ele é grande e bonito.E ainda é nacional(não todo mas é).
Moro aqui na Serra-ES , cidade fronteiriça com a de Vitória … Por quê não temos helicopteros aqui de resgate ao invés deles ter de ficar vindo do RJ para poder salvamentos a partir daqui , o Porto de Vitória é um dos mais movimentados do país … Não acham que está na hora daqui ter alguma coisa mais significativa da MB aqui?
O aeroporto de Vitória surgiu como uma base aeronaval para suporte a aeronaves na caça aos ubolts no atlântico sul, posteriormente foi abandonado pois não haviam aeronaves suficientes para justificar a base. Atualmente a situação não mudou muiti , quem sabe se um dia tivermos um Força Aérea e Aeronaval grande o bastante voltem a operar de lá. Porque na situação atual a base ia ser subutilizada no máximo meia duzia de aeronaves.
e não é que a tão criticada Kombi está aí a todo vapor…..e sobre o mar…..imagine se fosse bom como somente os outros são…
Porquê dizem isso?
Porque ocorreram alguns problemas com a NGB do modelo 225/725 e haviam restrições. Até ai, zero problema. Corrige-se. O problema foram os ataques ao modelo, onde só faltaram chama-lo de lixo. Nada como o tempo para mostrar que as coisas mudam, e neste caso para melhor.
Nossa, achei que só os helicópteros yankes voassem sobre o mar…rsrsrsrssrs
E tem gente que diz que o UH-15 não pode voar sobre o mar.kkkkkkkkkkk