Dois desenvolvedores dos Estados Unidos, XTI Aircraft e VerdeGo Aero, estão trabalhando em uma aeronave de asa rotativa não tripulada e autônoma para entrega de carga. A XTI com sede em Denver, Colorado e a VerdeGo em na Flórida, desenvolvem o TriFan 200 para voar com 227kg de carga a uma distância superior a 200 nm e acelerar o últimos quilômetros de entrega.
Uma declaração revelou: “Transporte de superfície de uma carga urgente em cidades globais altamente congestionadas atualmente leva até 90 a 120 minutos para viagens entre centros de carga aérea nos principais aeroportos e centros das cidades. O XTI TriFan 200 irá permitir um tempo significativo para ser removido de ambos nos fins da jornada.”
Os desenvolvedores acrescentam que o TriFan 200 será aplicável para transporte de longo alcance em locais remotos sem infraestrutura, incluindo logística militar. Combinando o gerador híbrido-elétrico a diesel de 180kW com a bateria de alta potência da VerdeGo, haverá uma redução nas emissões e queima de combustível em 35% em comparação com trens de força de turbina convencionais.
De acordo com ambas as empresas: “Utilizando combustível Jet-A disponível globalmente significa que nenhuma nova infraestrutura será necessária, e aeronaves utilizando os sistemas híbridos da VerdeGo estão prontos para os substitutos do biocombustível Jet-A atualmente em desenvolvimento.”
A VerdeGo Aero realizou testes iniciais para validar seu trem de força híbrido-elétrico em níveis de potência de saída acima de 150kW. O gerador híbrido pode ser combinado com baterias para habilitar a potência de pico de saída de até 0,5 MW e sistemas geradores duplos modulares empilhados para 360 kW contínuos e saída de pico de 1 MW, relataram as empresas.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Air International
Já temos o Tupã! Só Falta o gv investir no projeto.
Uma versão equipada para reconhecimento e possíveis armamento o tornariam perfeito para usar no PH Atlântico da MB.
Basta o GF investir no Tupã que este suprirá não só a MB como tbm a FAB e o EB .