Conheça a turbina TR-5000, a turbina a jato 100% nacional. A TR-5000 é um turborreator para utilização em veículos aéreos não tripulados (VANTs) e para geração de energia elétrica.
Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.
© 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital
Bacaníssima a iniciativa…!
Que de logo seus frutos.
Caro Bruno;essa turbina da FAB é outro projeto, nascido da insatisfação da instituição aeronáutica em relação aos rumos que Turbomachine (Polaris ) estava tomando.
Pois essa empresa nasceu de profissionais do ITA, não sei o porque houve um desamor entre oficiais FAB e proprietários da empresa.
Daí então surgiu o projeto da TAPP-5000,firmado entre FAB e TGM turbinas.
A turbina a ser utilizada no MT-300 como eu disse ,é uma variante do TJ -1000 da até então denominada Polaris.
A Avibras adquiriu patente do mesmo e industrializou a produção do mesmo para atendimento ao míssil.
Tenho uma dúvida, esse motor e o da polares são o mesmo ou são projetos diferentes e o motor a reação que o AVTM vai utilizar vai ser esse da aeronáutica ou da polares?
Mas a Polaris já não faz turbinas? ( a turbina do Astros AV-Matador)
Não que seja contra. Apenas perguntando. Tenho medo de empresas estatizadas depois desse esquema todo com a Petrobras.
Já produzimos uma turbina nacional, a TR-3500 da polaris (Atual turbomachine ).
Certa vez ,o proprietário dessa empresa informou que tinham copiado a turbina do 747-200 (se não me engano).
Porém a mesma só não industrializava a mesma pois para certificar um equipamento desses; demanda muita grana e a empresa ainda não tinha verba para isso.
Certa vez indagaram ao então ministro da defesa (Jobim), sobre a empresa o mesmo disse que não tinha conhecimento da mesma.
A Avibras apostou na Turbomachine e comprou a patente do TJ-1000, que será utilizado no MT-300.
Em um país sério; o GF investiria as verbas necessárias para industrializar essa cópia nacional da turbina do 747; que mesmo sendo ultrapassada ainda tem grande utilização em nosso país.
Seria interessante uma junção de projetos entre TEM, TUBOMACHINE e Avibras; GO.
Assim uniria capacidades para produção seriada desses e outros produtos.
Pois a turbomachine apresentou na LAAD 2015 um míssil de cruzeiro denominado Caburé.
Também poderíamos utilizar essa turbina em uma evolução do AMX ou na versão nacional da plataforma Argentina PAMPA-III.
Mas a falta de visão é descomunal,e o fim desse importantíssimo projeto será parar nas mãos de alguma multi estrangeira ou engavetado em detrimento de algum produto estrangeiro.
Como aconteceu com vários projetos nacionais,tais como SNC-VANT; DPA-VANT; SIA DEFESA ; PROJETO VANT etc.
Lamentável; nosso dinheiro jogado no lixo ou dado a qualquer gringo espertalhão!
Legal! Se não me engano, vai se juntar à Polaris, que já produz turbinas desse tipo. Ao comentarista Nonato, os bons cientistas e empresários brasileiros não estão olhando o bonde passar, eles trabalham duro com os recursos que têm!
Agradeço a atenção Padilha
bom dia a todos. Otima noticia , em 1983 foi projetado o Vant com turbina . este projeto poderia ser reaberto e seria uma aeronave muito boa para vigilancia e ataque
Baseado na TJ-1000 ?
Não está claro o estágio de desenvolvimento da referida turbina.
Mas há muito tempo defendo que essa é uma área do conhecimento relevante para o país.
Poucos países produzem turbinas.
Pode ser um diferencial importante para nós.
E não é algo tão difícil que o empenho e dedicação não possam superar os obstáculos.
Quem fica só olhando o bonde passar fica para trás…
Legal!! Agora vamos ver quanto tempo demora pra uma empresa estrangeira “chegar junto” e jogar a pá de cal
Já existe algum projeto nesse sentido? No passado existiu um projeto de Vant movido por turbina, e foi um projeto que não foi a frente.
muito interessante… esta turbina também poderia ser utilizada para a geração de energia para a CV Tamandaré ?
Não, pois a tamandaré é para breve e essa turbina ainda carece de muito desenvolvimento para gerar a energia necessária a bordo de um navio.
sensacional
Esta turbina parece ser bem compacta… Padilha, foi informado se ela poderia ser utilizada como geradora de energia em embarcações, como a futura CV Tamandaré ?