Objetivo do trabalho é que helicóptero fique ‘invisível’ durante um possível combate. Barulho da aeronave durante os testes incomoda moradores durante a noite.
O barulho provocado durante testes com um helicóptero da Força Aérea Brasileira é alvo de reclamações de moradores em São José dos Campos (SP). A aeronave passa por testes noturnos há 16 dias no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeronáutica (DCTA).
O trabalho com o helicóptero AH2, de fabricação russa, tem o objetivo de deixar a aeronave imperceptível durante um possível combate.
Um equipamento, que fica no hangar, é responsável por medir as emissões infravermelho do helicóptero durante o voo. Na tela do aparelho, a área vermelha é onde a aeronave emite mais calor. Os dados coletados no estudo serão usado para aumentar a segurança da tripulação durante possíveis ações.
“A gente mede o quanto de calor essa aeronave produz, e com essa informação a gente consegue desenvolver técnica e tática de forma a proteger os aeronavegantes que estão na aeronave contra um míssil infravermelho”, explicou o diretor do instituto de aplicações do DCTA, Tenente Coronel Luciano Magalhães.
Com os resultados, é possível descobrir a distância que um míssil oponente conseguiria supostamente atingir a aeronave. Mas o barulho tem gerado reclamações constantes dos moradores próximo do local dos testes, que acontecem durante a noite.
Os voos têm que ser a noite, pois se fizéssemos durante o dia, o sol provoca várias reflexões na terra e nas nuvens que atrapalham os resultados que são medidos. A gente tomou algumas medidas para gente mitigar esse ruído”, completou Luciano.
Os testes terminam nesta quinta-feira (19) e o helicóptero voltará para a sua base em Porto Velho (RO). As atividades são realizadas em São José dos Campos, segundo o DCTA, pela capacidade técnica da equipe.
“Aqui no DCTA reúne grande quantidade de equipamentos que são capazes de fazer essa medição, bem como técnicos. Nossa equipe chega a 30 civis e militares, e são profissionais do mais alto gabarito, com conhecimento no infravermelho para que possa ser feita essa avaliação”, explicou o tenente.
FONTE: G1 Vale do Paraíba e Região
Para complementar o que disse, não sou contra testes de aeronaves, a FAB ou qualquer força da nossa amada pátria, ou qualquer um que possui aeronaves particulares, o que não pode é o direito de uns sobreporem aos direitos dos demais, aqui no Rio quando acontece uma desgraça natural, ou tiroteio, helicópteros da imprensa estão no ar independente do horário, dão rasantes nas casas e nos edifícios, ora bolas caçarolas, o direito de manter o público informado não pode ser maior que o direito das pessoas não serem perturbadas, existem regras, horários e altitudes, mas aqui é terra sem lei, passam em vôos rasantes na sua cabeça e dane-se! Se as pessoas querem viver em sociedade devem obedecer regras, até mesmo militares tem de obedecer regras, pois não estamos em guerra, onde as eis são outras. Isso é basilar, nem deveria estar aqui ensinando isso, o direito de um acaba onde começa o do outro, simples assim e vale para tudo na vida! E, repito, no caso específico, se as autoridades deixaram construir em volta dos aeroportos, que tratem de remover os moradores, devemos obedecer à LEI, aqui no Rio deixaram invadir os morros e construir favelas e deu no que deu, agora ninguém mais pode sair à noite.
Cada comentário polarizado, não tem nada que xingar os moradores do local, são brasileiros como todos nós e devem ser ouvidos, eu não moro na casa deles e também não gostaria de barulho excessivo…escrever aqui e xingar os moradores é fácil, quero ver perder noites de sono por causa dessa jamanta voadora (modo de falar). É preciso buscar um meio termo, tentar discurtir com a direção dessa base para tentar mitigar o problema, talvez levar as aeronaves para algum lugar mais isolado para testes noturnos, os de dia podem ser feitos na base, os noturnos em local distante. Acho isso bem possível, nada de outro mundo. Antes de mais nada é aconselhável CONVERSAR!
Trocando de assunto: Eu acho incrível como os aeroportos no Brasil são construídos em locais de ruim acesso. Um aeroporto devia ter uma grande área de recuo nos seus limites, um gramado, nos moldes de aeroportos fora do Brasil. Essa desculpa de que fizeram o aeroporto e depois a cidade cresceu em volta é desculpa furada, se tivessem planejamento desde o início o próprio terreno do aeroporto seria maior e com grandes áreas verdes nos arredores. O 5 maior país do mundo que é cheio de favelas, lotes pequenos (300 metros), ruas e avenidas estreiras e aeroportos pequenos e com área de recuo pequena…Brasil é um país estranho mesmo! Compare fotos áreas de aeroportos fora do Brasil, até mesmo no Japão, com os nossos.
Abraço!
Srs,
Infelizmente morar perto de um aeroporto, nesse caso específico, do principal centro de tecnologia da FAB, o DCTA, fica difícil reclamar de barulho de aeronave, principalmente que isso não é constante, pois trata-se de um estudo com prazo definido. Acabou, tudo volta ao normal.
Imaginem quem mora em Taubaté e São Pedro da Aldeia, cuja atividade aérea de helicópteros é muito maior que a do DCTA.
Em Taubaté a AvEx voa de dia e de noite, muitas vezes madrugada a dentro em voos OVN e em São Pedro da Aldeia ainda tem voo noturno do A-4…
Moro no Rio e aqui é um inferno!!!!!!!!!! Os helicópteros passam baixo de madrugada, domingos e feriados, dá pra ver o piloto e os caracteres da aeronave, existe o direito de não ser pertutbado SIM, mormente nas horas impróprias de recolhimento noturno e descanso do trabalhador, nenhum trabalhador aguenta perder o sono vários dias seguidos porque estão testando helicópteros, vão fazer o teste longe das cidades e dos centros urbanos, ora bolas, isso é respeito básico, se deixaram construir irregularmente ao redor dos aeroportos então que tratem de remover as casas, mas quem não tem nada a ver com isso tem direito às suas horas de descanso, infelizmente o Brasil virou faroeste americano, terra sem lei, já reclamei com a ANAC que mandou eu reclamar no COMAR/RJ, que mandou eu reclamar em outro COMAR/SP, que nunca respondeu, a verdade é que ninguém controla o nosso espaço aéreo, cada um voa a hora que quer na altitude que quiser e danem-se os moradores!
Problema é que muito cidadão compra casa mais barato justamente porque ela fica perto de um aeroporto ou uma base militar…
Foi o seu caso cidadão???
No Rio a maior parte das bases e aeroportos são mais antigos que qualquer cidadão vivo…
Compra um plug de ouvido ou economiza e compra outro imóvel numa outra área da cidade.
Ou então se muda para o interior porque no Rio de Janeiro é barulho pra todo lado… KKKK
Acredito que o barulho tenha incomodado, mas não há o que fazer. Não iria girar motor se tivesse algum tipo de proibição como é em congonhas depois das 23h.
Quem chegou primeiro a base aeria. o os moradores
Tem que ver quem o culpou o terreno primeiro pra que tenha o direito de reclamar.
Quando o DCTA e a pista do aeroporto de SJC foram construídos, só havia pasto nas redondezas.
Depois, chegou a ocupação urbana desordenada.
Então, só as vacas têm direto de reclamar do barulho.
Quem chegou depois já sabia da existência de possíveis barulhos (olha que antigamente os jatos eram muiiito mais ruidosos).
Se o Brasil for invadido pode deixar que o inimigo vai se preocupar muito para não atrapalhar os civis.
O problema é político na medida em que governantes regularizam ocupações por motivos eleitorais, sem considerar consequências futuras do ato.
Aparelho no mínimo adquirido Gov. PT. Só tem tamanho. Nao chega nem aos pes dos Americanos. Coisa pra Museum
Que tolice !!! Mi-35 é literalmente um baita aparelho custa metade do custo de seus concorrentes americanos e europeus e pode servir a outras funções além do ataque puro, sua força pode facilmente içar um obus de 105mm até um ponto estratégico, ele também pode infiltrar uma equipe de homens ou evacuar feridos, pode fazer logística e C-SAR, tem muita versatilidade,
Nossa que comentário Estupido caroi Johnny , vá se informar …
Sobre o barulho incomodou mesmo , para quem mora em prédios foi pior
realmente comentário estupido, já na questão do barulho, não pode fazer nada é um aeroporto aonde sai aviões e helicópteros todos os dias, nem deveria ter residencia próximos da base, estão reclamado atoa…
Primeiro entrada de aviação depois faça suas críticas…
Os incomodados que se midem…!
Minha avó cresceu no pátio de uma serraria que operava 24 horas dava graças a Deus por ter emprego.
Agora esses folgados se acham cheios de “direitos”.
Tem é que fazer uma fiscalização pente fino na casa fos reclamões pra ver qtas irregularidades e jeitinhos eles aprontaram na construção.
MODERAÇÃO: Prezado Guerrero, favor evitar o uso de palavrões nos comentários futuros. Grato!
Vdd, vi isso aqui em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. 25 anos atrás, no entorno do aeroporto, pouquíssimas casas, mato mesmo. Era apenas mais um bairro afastado. Acompanhei a ocupação louca durante anos!! Agora, tudo “oficializado “, no papel de boa.A cabeceira do aeroporto está super ocupada e carinha reclamando. Ė mole?
Quando o vizinho bebe cachaça e mete um som automotivo ninguém reclama .. agora uma coisa que é pra proteger não só os operadores mas, também, o cidadão nego fica reclamando, quem me dera morasse perto pra ver essa belas máquinas fazendo barulho no meu telhado !!
Ehhhhhh Brasilzinho…. O país faz aeroporto longe da cidade, aí a área valoriza e o povo invade e faz construções ilegais em volta do aeroporto…. depois disso a prefeitura concede a posse aos invasores… pra depois os invasores conseguirem na justiça indenização pq o aeroporto faz barulho… parece um filme de horror/terror mas é só o Brasil… esse é o povo brasileiro…
Por que sempre tem alguém que aparece pra reclamar de política por aqui …..
Não enxerguei teor político no comentário, mas que é uma realidade isso é.
Mas isso não tem nada a ver com política… Ele apenas citou uma realidade das cidades brasileiras que crescem desordenadas.
Ei Cesar vc mora em SJ Campos ?, acredito que não , o barulho incomodou sim ate pq era ate as 3h da amanha e nao era um Helicoptero simples da Policia não, esse fazia muito barulho , e a cidade aqui tem um plano diretor para construçoes e novos bairros nao teve nada de invasao. ate pq o helicoptero nao ficava parado o tempo todo ele tb sobrevoava a cidade, logo sua tese nao tem sentido algum , favor antes de comentar se interar sobre os fatos