Por Guilherme Mazui
O futuro comandante da Força Aérea Brasileira (FAB) será o tenente-brigadeiro do ar Nivaldo Luiz Rossato. Entrou em 1969 na FAB. Ao longo da carreira, tornou-se líder de Grupo de Aviação de Caça. Acumula mais de 3,5 mil horas de voo, além de cursos para caça aérea, líder de esquadrilha, líder de esquadrão, piloto de transporte de tropa e inspetor de aviação civil. Foi adido na Venezuela e chefe do Estado-Maior da Aeronáutica.
Quais os desafios para a Aeronáutica nos próximos anos?
Um dos desafios é ampliar ainda mais o processo de modernização da FAB (Força Aérea Brasileira). Nos últimos anos, as conquistas foram inegáveis. O meu compromisso é manter uma Força Aérea com capacidade de pronta resposta, ágil, proativa e que seja orgulho de todos os brasileiros.
Um exemplo de modernização é a compra dos caças suecos Gripen?
O contrato prevê a aquisição de 36 caças. A aeronave foi projetada para controle do ar, defesa aérea, reconhecimento aéreo, ataques ar-solo e ar-mar. O Gripen NG permitirá à FAB enfrentar ameaças em qualquer ponto do território nacional com carga plena de armas e combustível. Proporcionará ao país exponencial poder dissuasório, garantindo a soberania do Brasil.
Os cortes no orçamento da União podem influenciar no dia a dia da FAB?
O Comando da Aeronáutica é solidário aos esforços de consolidação fiscal e diminuição do déficit público. A FAB tem buscado cumprir as diversas tarefas a ela atribuídas por meio de uma gestão eficiente e responsável.
FONTE: Jornal Zero Hora
O Brasil ja fabrica mísseis….Piranha,A-Darter..e pode fabricar mais ainda…se não fabricar compra…vendedores não faltarão sejam americanos, europeus,russos ou chineses….
“O Gripen NG permitirá à FAB enfrentar ameaças em qualquer ponto do território nacional com carga plena de armas”, …. armas, quais… derbys e fanton?? O que de fato teremos para utilizar frente a ameaças ? ou o Brasil compra um bom lote de Meteor ou entra no projeto do míssil Marlin sul africano, ou os dois ;D !!
A frase abaixo, extraída do texto, só é valida se comparada aos vetustos F-5.
” Proporcionará ao país exponencial poder dissuasório, garantindo a soberania do Brasil.”
8 mil Km2 defendidos por um mosquito moderno.
Isso que eu chamo de pensar pequeno.
Triste. Meu Pais merece mais, muito mais do que esse pensamento raquítico, da FAB.
rsrsrrs….so na sua opiniao q o Gripen eh um mosquito……..alias, tvz vc conheca ou tenha ouvido falar sobre o mosquito q lutou no tearo da ii guerra sobre e alem do arquipelago britanico, este sim carregou o piano e foi tremendamente letal contra os germanicos, q inclusive tentaram copia-lo mas nao conseguiram. Um caca q tem um alcance medio c 6 misseis, combustivel interno e externo de 1100 KM nao pode ser considerado um inseto….so na sua cabeca……alem do mais, pra quem tem suporte de abastecimento aereo (coisa q nao temos suficiente no momento) isso nao eh problema…pra nenhum caca do mundo….. sds
Minha resposta anterior deve ter sido moderada, pois não foi postada, desta forma estou reescrevendo.
O que o mosquito inglês tem a ver com o gripen, realmente não sei. Mas sobre o F5 do sec. XXI, não sabemos muitas coisas (até porque ele ainda não voou, voou apenas um demo),não sabemos a capacidade de carga, não sabemos o seu alcance REAL, não sabemos a que velocidade e tempo ele irá conseguir engajar um inimigo, não sabemos o seu custo operacional e na verdade, talvez nem os suécos saibam. E nem vou falar no radar.
Agora, para caça de superioridade aérea ele não serve, isso é fato. Para defesa de ponto, ok, funciona.
Não sou gado e não gosto de ser tratato como tal. Tenho opinião, e fundamento a mesma. Infelizmente nosso povo
está sofrendo uma massiva e alientante campanha de midia. Compramos um gatinho, com garras e alcace pífios, para
defender mais de 8000 km2, só de terra.