O Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez foi indicado, nesta quarta-feira (21), para assumir o Cargo de Comandante da Aeronáutica. O Oficial-General substituirá o Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, que está no cargo desde 2015.
Natural de Santo Ângelo (RS), o Tenente-Brigadeiro Bermudez ingressou na Força Aérea Brasileira em fevereiro de 1975 e foi promovido ao posto de Tenente-Brigadeiro em novembro de 2014.
Durante a carreira de 43 anos dedicados à vida militar, assumiu o comando, a chefia e a direção de diferentes organizações da FAB, dentre elas o 1º/16º Grupo de Aviação – Esquadrão Adelphi – unidade que tem a sua história recente ligada ao projeto A-1, no qual o Brasil desenvolveu uma aeronave de caça em parceria com a Itália. Também foi Comandante da Base Aérea de Brasília (BABR), Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER), Comandante da Terceira Força Aérea (III FAE), Diretor-Geral do Departamento de Ensino da Aeronáutica (DEPENS) e Adido de Defesa e Aeronáutico junto à Embaixada do Brasil na França e na Bélgica; entre outros cargos relevantes. Atualmente, é o Comandante-Geral do Pessoal.
O Oficial-General é oriundo da Aviação de Caça e possui 4.000 horas de voo nas seguintes aeronaves: TZ-13, T-23, T-25, T-37C, AT-26, C-95, H-13, UH-50, U-42, U-7A, F-103, VU-93, A-1, R-99, E-99, R-35 e A-29.
Na minha opiniao, seria otimo que o novo comandante volta-se a ter aquele entendimento de implantar uma doutrina de uso de Lifts para substituir o Amx- A1 como tinha o comando da FAB na epoca da compra dos Gripen.
A Embraer nesse caso seria uma parceria da FAB para construir aqui um jato de ataque/defesa aerea/treinamento com uma fabricante do exterior como a Aermacchi por exemplo.
Assim a FAB ao inves de comprar 120 caças gripen caros, compraria apens mais um lote de 36 gripens e complementar com o M346 mais barato de comprar e operar
Prezado brig. Bermudez , consiga pelo menos 1 esq. com 6/8 C/MH 47 Chinooks