O provedor de serviços de tráfego aéreo belga Skeyes apresentou recentemente seu centro de testes de torre digital em Steenokkerzeel, Bélgica, baseado na tecnologia de gerenciamento de tráfego aéreo digital da Saab.
O centro de teste é um protótipo do Centro de Controle Digital atualmente em desenvolvimento de Skeyes e Société Wallonne des Aéroports em Namur, Bélgica, definido para estar operacional em 2026. É baseado na solução Remote Tower (R-TWR) da Saab e será usado para gerenciar remotamente o tráfego aéreo nos aeroportos Charleroi e Liège, localizados a 100 km de distância. O centro de testes será usado para treinar controladores de tráfego aéreo e familiarizar a equipe com a nova tecnologia.
“Estamos orgulhosos de colaborar com os Skeyes na formação do futuro do controle de tráfego aéreo. O centro de testes da torre digital é um marco significativo no campo, e estamos entusiasmados em contribuir com nosso conhecimento para esse projeto transformador na Bélgica”, diz Per AHL, CEO da Saab Digital Air Traffic Solutions.
A Saab forneceu e integrou tecnologias avançadas que aumentarão a confiabilidade e a segurança, incluindo tecnologias de câmera, simuladores e apresentação visual para os controladores de tráfego aéreo no centro.
Uma das realizações pioneiras facilitadas pela SAAB é a integração de uma vigilância aeroportuária e o sistema avançado de orientação e controle de movimento da superfície (A-SMGCS) no conceito de torre digital. Esse sistema permite que os controladores de tráfego aéreo rastreem com precisão os movimentos de aeronaves, mesmo em condições climáticas adversas, garantindo operações perfeitas o tempo todo.
Além de sua colaboração com os Skeyes em Namur, a Saab também está envolvida no desenvolvimento de centros de controle digital na Flandres, na Bélgica.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN