A TAP Manutenção e Engenharia Brasil (TAP M & E Brasil) entregou ao Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), o primeiro F-5 EM da Força Aérea Brasileira (FAB) , que foi avaliado em vôo antes de ser devolvido ao PAMA-SP.
Esta aeronave foi entregue pela Força Aérea a empresa TAP M & E Brasil no ano passado, para a realização de inspeções regulares de manutenção.
Sendo assim, a aeronave F-5EM FAB 4834, foi a primeira a ter sua inspeção concluída, de uma frota de 58 aeronaves, cujo contrato foi assinado em outubro de 2013 para um período de cinco anos de manutenção.
Pela primeira vez na história da Força Aérea Brasileira, os serviços regulares de manutenção em aeronaves de caças supersônicos foi executado com sucesso por uma instituição privada, até o momento, a TAP M & E Brasil é a única empresa certificada para este tipo de especialidade na América Central e na América do Sul.
FONTE : defensa.com
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO : Defesa Aérea & Naval
Sou estudante na área de manutenção de aeronaves e na oportunidade de visita técnica no Campo de Marte em São Paulo, pude conferir a beleza dessas aeronaves e conhecer melhor o processo que envolve a manutenção desses caças. Experiência muito enriquecedora! Abraço aos leitores.
A manutenção da FAB sempre foi eficiente, vamos ver se o serviço da TAP M & E Brasil vai ter o mesmo nível de excelência.
Em exercícios como o Red Flag, no EUA, a FAB foi elogiada pelo nível de disponibilidade das suas aeronaves, graças ao trabalho eficiente dos seus mecânicos…
Me parece inevitavel que a prestação dos serviços de manutenção por uma empresa privada externa irá diminuir o nível de expertise e eficiência dos mecãnicos fabianos, afinal a prática é o que leva ao aprimoramento…
talvez a AKAER faça a manutenção dos gripens.
Ótimo. Que os F5 continuem voando por um bom tempo. E que essa tal empresa possa fazer a manuntenção dos nossos gripen caso necessário!