Por Guilherme Wiltgen
O Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, informou que as aeronaves T-27 Tucano da Academia da Força Aérea (AFA), vão receber um novo esquema de pintura.
Bem mais moderna que a atual, a nova pintura está pixelada e remetendo aos padrões originais adotados pelas aeronaves de instrução da AFA.
Segundo o Brig. Baptista Junior “em continuidade ao processo de modernização das aeronaves T-27 Tucano, os cadetes da AFA nos ajudaram a escolher o novo padrão de pintura a ser usado. Ficará tão moderno quanto o novo sistema aviônico”.
A modernização do T-27
A modernização do T-27 Tucano tem como principais objetivos a inovação do painel de instrumentos da aeronave, adaptando às novas regras de tráfego aéreo, como os procedimentos de Navegação de Área (RNAV) e Performance de Navegação Requerida (RNP) e às novas demandas de formação dos pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB), além da redução das obsolescências logísticas existentes.
O sistema incorporado é robusto e moderno, e vai permitir que os cadetes tenham contato com uma plataforma bastante atual, facilitando sua adaptação para os novos vetores da FAB, como o KC-390 Millennium e o F-39 Gripen.
Os novos sistemas também vão promover um aumento na segurança da operação da aeronave T-27 na AFA.
Para o T-27M este esquema de pintura ficou excelente.
Bem mais bonita que a atual, aleluia !!!
O esquema de pintura é horrendo, medonho, assustadoramente feio.
Quem bolou isso deveria ser expulso da AFA.
Também achei pavorosa!
Ainda bem que o T-27 tenha recebido finalmente estas atualizações aviônicas.
A DEMORA DA FAB em iniciar/financiar este processo de atualização e a OMISSÃO da EMBRAER de fazê-lo por si própria para manter a sua grande parcela de mercado obtida com o Tucano são AMBAS corresponsáveis pelo encerramento da carreira do treinador fora do Brasil.
Apesar de não se tratar de um verdadeiro MLU (Medium Life Update) pois não toca atualização estrutural e principalmente melhoras no grupo propulsor, MAS ela é extremamente bem vinda e necessária na nova era imposta pela iminente chegada do F-39 Grifo.
Ainda aguardamos o equacionamento TANTO da substituição URGENTEMENTE necessária dos VENERANDOS T-25 (AOS QUAIS SÓ CABE SUBSTITUIÇÃO) e ao término da utilização TEMPORÁRIA EXTENDIDA do Super Tucano em substituição do Xavante com a licitação para a definição de um novo treinador avançado para a instrução de caça pós-AFA.
PESSOLMENTE minha solução ideal envolveria a adoção (se FOSSE possível comercial e diplomaticamente) do T-7 Red da Boeing/Saab OU (PARA MIM O MELHOR SONHO, MAS MAIS DEMORADO) seria dentro do escopo do programa Gripen que a FAB e o Governo Federal abram uma linha de financiamento ADICIONAL no sentido de aproveitando da expertise recente da SAAB no programa americano CITADO, desenvolver JUNTO COM A EMBRAER um treinador avançado a jato especificamente desenvolvido para as nações que adotarem o Gripen E.
A dificuldade MAIOR seria achar UM MOTOR novo.
TALVEZ o motor o IDEAL poderia ser fruto de uma de RE-atualização tecnológica do motor VOLVO RM-12 usado nas versões Gripen C e D com participação brasileira (EMBRAER/TURBOMACHINE)…
MAS ADMITO QUE ISSO REQUER UMA DOSE DE OUSADIA E COMPROMETIMENTO, que IMAGINO que nem a FAB (pela a demora do início desse processo) e muito menos o governo atual possuem…
Quem sabe em 2023…
Mas simplesmente manter a instrução avançada com os Super Tucanos com a chegada da Era Gripen é uma decisão não muito aceitável……
Para que substituir o A-29 no treinamento de caça? A aeronave já opera nessa função há bastante tempo. O Gripen é muito mais fácil de pilotar do que o F-5M. A França, por exemplo, usa o PC-21 no treinamento antes do Mirage 2000 e Rafale.
Treinador/LIFT nacional? Pra vender quantos? 20…30…50, no máximo?? Deus nos livre dessa loucura!!
Desculpe Flanker mas teu raciocínio é primário…
Primeiro esta história do Super Tucano como treinador avançado foi um tapa-buraco e continuará a ser pois a aeronave não foi desenvolvida para este fim.
Segundo o T-7 Red Hawk será usado na “AFA” da USAF que antes usava o T-38 Talon (um F-5 primitivo), portanto se achas que “TÁ BOM ASSIM” pode ser tu opinião mas discordo frontalmente.
Terceiro relembro mais uma vez que no programa Gripen o Brasil paga um TREMENDO SOBREPREÇO pela transferência de tecnologia e o que não vi até agora na FAB é disposição de JUSTIFICAR essa transferência de tecnologia.
Na minha compreensão só há dois caminhos para EXERCITAR esta transferência e esta capacitação de engenharia adquirida ANTES que ela se perca com o passar do tempo que é USANDO conhecimento em novos projetos:
a) um treinador avançado a jato para o Gripen;
b) um Super Gripen Bimotor Interceptador para um país do tamanho do Brasil;
NÃO INTERESSA se vai vender depois, isso é problema da EMBRAER, o KC-390 apesar do esforço pode acabar servindo só ao Brasil e a uns poucos países por diversas razões, AZAR dos outros que não o comprarem.
Num futuro mais distante os Gripen E e F povoarão outras unidades da FAB mas a missão de interceptação aérea baseada em Brasília DEVERIA receber uma aeronave baseada no Gripen mas bimotor para atender a missão numa parte maior do território sem precisar de REVO.
Receber e PAGAR TOT pelo Gripen e não fazer NADA com esta capacidade não é justificável pelo menos para mim.
Como acredito que o Gripen bimotor seja muito mais difícil de ousar, o treinador seria um objetivo muito mais fácil e alcançável.
E até lá o Super Tucano continuará na sua condição de treinador avançado “provisório definitivo”…
Claro seria muito mais fácil, rápido e barato se os EUA aceitassem liberar o desenvolvimento de versões baseadas nos T-7 Red Hawk para as forças aéreas da Suécia e do Brasil…
E pelo amor de DEUS pare com este argumento de economias e prateleiras é mais barato…
Finalmente uma pintura moderna. Espero que os A-29 também ganhem uma pintura nova.
Pra que mudar a camuflagem do A-29, se ela é eficaz e adequada?
Moderna e feia.