Camp de Souge, 28 de março de 2023 – Na abertura da SOFINS, a exposição das Forças Especiais, a SURVEY Copter, uma subsidiária da Airbus desde 2011 e pioneira no design, produção e suporte operacional de sistemas aéreos não tripulados táticos leves (UAS), apresentou um novo UAS tático leve: o CAPA-X.
O design deste UAS tático leve, imaginado e produzido pelas equipes da SURVEY Copter, é baseado em uma observação simples: tomadores de decisão públicos, exércitos e forças parapúblicas precisam de um sistema de drones flexível que possa ser facilmente adaptado às suas necessidades em termos de missões, configurações, regulamentos de aeronavegabilidade e soberania.
O CAPA-X atende a essas necessidades por ser um sistema modular, oferecendo uma ampla gama de configurações e, portanto, para cumprir uma ampla gama de missões: inteligência, vigilância, reconhecimento, detecção e rastreamento de alvos, investigação de alvos, avaliação de danos, retransmissão de comunicação, transporte de carga, busca e salvamento.
Um sistema modular
O conceito do CAPA-X permite que os componentes do drone sejam modulados para se adaptar a todos os tipos de terreno e missões. A sua propulsão pode ser configurada como VTOL ou HTOL, permitindo descolagens e pousos verticais ou convencionais, otimizando a sua pegada logística e as suas performances. Duas configurações de asas (curtas e longas) permitem missões que requerem pairar em altas velocidades de cruzeiro ou maior autonomia de voo. Também está equipado com um compartimento de carga útil que permite integrar diferentes sensores, permitindo que os operadores os usem simultaneamente e os enviem para diferentes tipos de missões.
A sua concepção assenta também na perspectiva de permitir a navegação em todo o tipo de ambientes respondendo a diferentes níveis de segurança: terrestre, costeira, marítima, o mais próximo possível das linhas da frente.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO : DAN