Por Andreas Rupprecht
Após muita especulação, surgiram as primeiras imagens nítidas do protótipo JF-17 Bloco 3, serial 3000. Fotos foram postadas mostrando o primeiro voo do caça que ocorreu em Chengdu, China, no último dia 15 de dezembro. Um desenvolvimento adicional do JF-17 Block II destinado à Força Aérea do Paquistão (PAF), esta última variante contará com um novo radar ativo digitalizado eletronicamente (AESA) e outros sistemas atualizados.
Com base nas imagens iniciais, as mudanças mais óbvias são um novo display holográfico grande angular (HUD) semelhante ao usado no J-20 e sensores do sistema de aviso de aproximação por mísseis por trás das entradas de ar do motor e no topo da cauda são semelhantes aos encontrados no J-10C mais recente. O protótipo ainda não está equipado com radar AESA e não está claro qual radar o PAF escolherá.
As opções são o KLJ-7A desenvolvido pelo 14º Instituto do Nanjing Research Institute of Electronics Technology ou o LKF601E do 607th Institute. Outras aviônicas até agora não confirmadas incluem um monitor montado em capacete, suíte de contramedidas eletrônicas aprimorada, controles de passagem aérea com autoridade total e capacidade de usar novas armas, como o míssil ar-ar PL-10E guiado por infravermelho (AAM) e AAM de longo alcance com radar ativo PL-15E.
Caso contrário, a configuração aerodinâmica geral permanece a mesma e a aeronave mantém o motor RD-93 original. Em notícias relacionadas, o Complexo Aeronáutico do Paquistão (PAC) Kamra concluiu a produção de um lote inicial de oito JF-17Bs de dois lugares para o PAF. A aeronave foi lançada durante uma cerimônia em 27 de dezembro, após a produção ser concluída em apenas cinco meses.
FONTE: AirForces Montlhy
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
Pergunta para que produzir avião de quarta geração? Qual chance ele tem em combate. Precisa lembrar que este avião não é par para as construções modernas usadas pelo principal potencial inimigo. Pode ser abatido por um simples F-16, sem puder reconhecer de onde morte chegou. Para Paquistão que está em constante conflito com Índia pode ser adequado, levando em consideração qualidade dos pilotos Indianos, mas para conflito contra USA não tem nenhuma chances. Perda de tempo e dinheiro. Mas quem pode proibir Rico sanharó seus caprichos.
Particularmente gosto desta aeronave viu. Está cada vez mais promissor este caça, cada vez mais evoluindo e absorvendo tecnologias.
Sou fã dessa aeronave.