Por Guilherme Wiltgen
Três pessoas estão desaparecidas depois que um helicóptero Super Lynx Mk99 da ROK Navy (Replublic of Korea Navy) caiu no mar, ao largo da costa leste, na noite de ontem, durante um exercício militar conjunto com os EUA, informou o Ministério da Defesa.
A aeronave emitiu um sinal de socorro e em seguida desapareceu dos radares pouco depois de decolar do navio. Imediatamente foi iniciada a operação SAR para encontrar os três tripulantes.
O exercício naval conjunto é a mais recente resposta ao quinto teste nuclear da Coreia do Norte, ocorrido no início deste mês, e que elevou a tensão na península coreana.
O exercício envolve os navios Seoae Ryusungryong (DDG 993), Yul Gok Yii (DDG 992), Kang Gam Chan (DDH 979), e um submarino da Marinha sul-coreana, e o destróier USS Spruance (DDG 111). O exercício visa unificar as capacidades da Força Naval conjunta na defesa da Coreia do Sul, e região, contra ameaças de superfície, submarina e de ataques com mísseis balísticos, informou a US Navy.
Que pena… sempre que cai última Lynx o mundo fica pior… espero que os tripulantes não tenham a mesma sorte do nosso piloto