Por Guilherme Wiltgen
Os cinco caças Super Etendard Modernisé, adquiridos pela Argentina, embarcaram na França e já estão sendo transportados para a Argentina a bordo do navio mercante “Lily Auerbach”.
Além das aeronaves, também foram embarcadas diversas caixas com peças de reposição e o simulador para treinamento e qualificação dos pilotos argentinos.
O contrato de US$ 14,5 milhões para a aquisição de cinco células do SEM, um simulador e motores sobressalentes, foi assinado em 26 de janeiro de 2018 pelo presidente argentino Mauricio Macri e o homólogo francês Emmanuel Macron.
A Argentina colocará três em serviço, dos cinco SEM comprados, enquanto os outros dois caças serão usados como fonte de peças de reposição aos Super Etendard da Aviacion Naval Argentina, que se encontram inoperantes atualmente.
Em 1979, a Armada Argentina (ARA) comprou 14 Super-Etendard da Dassault. Em 1982, durante a Guerra das Falklands/Malvinas, esses caças realizaram dois ataques bem sucedidos contra a Força Tarefa britânica, afundado o destróier Type 42 HMS Sheffield e o navio Atlantic Conveyor.
INFORMAÇÕES: Ministério da Defesa argentino