Por Rodolfo Alexandre Reis
O referendo foi a votos no país helvético este domingo e o ‘sim’ venceu pela margem mínima de 50,2%.
Os eleitores suíços aprovaram o plano do governo em gastar até 5,5 mil milhões de euros em novos aviões de combate (caças).
A votação do referendo teve lugar este domingo, 27 de setembro, tendo o ‘sim’ vencido pela margem mínima de 50,2%, conta a agÊncia “Reuters”.
Os novos caças deverão ser entregues até 2025 e vão substituir a frota de 30 F/A-18 Hornets, que vão sair de serviço em 2030.
A aprovação do financiamento no referendo vai permitir ao governo decidir no próximo ano entre o Eurofighter da Airbus, o Rafale da Dassault da França, o F / A-18 Super Hornet da Boeing ou o Lockheed Martin F35-A Lightning II.
FONTE: Jornal Econômico
Lembrando que em 18/05/2014 o “não” venceu por por 53,4% dos votos no referendo suíço para compra dos 22 Gripen NG. Na época muita gente esnobava e achava que o referendo daria o que o governo suíço quisesse.
Agora foi ainda mais apertado, só 0,1% de diferença, mas dessa vez deu “sim”.
O processo suíço de 2014 (e antes) foi muito, muito interessante, pois tornou públicas várias informações sobre os 3 concorrentes de então, Eurofighter, Gripen E e Rafale, e suas propostas, pois o governo visava informar bem a população para a mesma tomar uma decisão qualificada. Tal transparência dificilmente será vista em outros países.
Depois de tomar essa verdadeira rasteira dos suíços, a SAAB deveria remanejar a produção de pilones do Gripen, da RUAG para o Brasil, ou para outro país cliente em potencial.
O Gripen não tinha vencido uma concorrência lá, mas ficou em suspenso por causa de um plebiscito?
Sim. Mas agora pediram aeronaves já em operação.
Por esse valor não deve dar para trocar 1X1. Acho que o Gripen dava, mas esses bimotores + o F-35 fico na dúvida.
Ai compram uma “carcaça” pelo valor aprovado e fazem um monte de aditivos ao contrato para caber peças, manutenção, treinamento….
O valor correto não seria 5,5 BILHÕES de €?
Deve ter sido escrito em português de Portugal. Lá não usam o termo bilhões.
Em Portugal (e na Europa) “bilião” é correctamente aplicado a um milhão de milhões. Nos EUA eles aplicam o termo a mil milhões.
https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/biliao/14606
Deve ter traduzido do espanhol. Para bilhões eles dizem Mil milhões.
O gripen está fora da disputa?
Sim. Os suíços querem um caça que esteja operacional.
vai dar F18 ou F35